Soluções

Gestão de Resíduos

Somos uma empresa de soluções ambientais sustentáveis que tem como uma das principais especialidades o tratamento de resíduos, reaproveitamento, transporte e disposição adequada, bem como remediação de áreas contaminadas. Conhecemos a cadeia produtiva de mercados como Papel & Celulose, Mineração, Metalurgia, Fertilizantes, Química, Saneamento, Alimentos & Bebidas, Construção civil, entre outros. Fomentamos a economia circular através da valoração dos resíduos industriais e de setores de infraestrutura. Portanto, para a Allonda resíduos serão sempre tratados como insumos para produção de novos produtos. Os projetos da Allonda possuem:

  • Integridade no atendimento à legislação e normas vigentes
  • Plano de Monitoramento Ambiental
  • Apoio com licenciamento em órgãos fiscalizadores
  • Acompanhamento de riscos e impactos de: qualidade, saúde e segurança, meio ambiente, responsabilidade social e anticorrupção
  • Medição de pegada hídrica e de carbono
  • Soluções competitivas com foco em inovação
  • Flexibilidade durante a execução dos projetos em andamento
  • Emissão periódica de Relatórios de Obra
  • DDS – Diálogo Diário de Segurança com as equipes de campo
  • Equipe altamente qualificada e multidisciplinar
  • Equipamentos modernos com menos emissão de CO2

 

Dragagem e Desassoreamento

Nossos projetos de dragagem passam por uma análise crítica para verificar a causa do problema e sua melhor solução. Tal processo é realizado por um corpo técnico formado por engenheiros civis, engenheiros químicos, engenheiros ambientais, oceanógrafos e geotécnicos. Estes profissionais definem a solução ideal, com as melhores alternativas e desenvolvimento do conceito de cada solução.

Dragas

As dragas de sucção, por exemplo, são equipamentos flutuantes que removem os sedimentos através de bombas hidráulicas. Estes equipamentos têm como principal característica sua versatilidade, atuando sem prejuízo da qualidade operacional nos mais diversos projetos, desde ações emergenciais de pequeno porte – como em lagoas e tanques industriais – até em obras de infraestrutura portuária e costeira. Basicamente são utilizadas para desassoreamentos de lagos, lagoas, canais de navegação, hidrovias, reservatório de sedimentos e etc.

Antes de iniciar qualquer operação de dragagem, seguimos uma metodologia de coleta para medições físico químicas, amostragem qualidade da água, amostragem de sedimentos, e mostragem quali-quantitativa de fitoplâncton. Então, o monitoramento ambiental fica responsável pelo acompanhamento das atividades e apresentação de relatórios após o início das operações.

Tratamento de sedimentos, efluentes, lodo, lama e resíduo industrial

Nossos estudos analíticos de tratabilidade são a base para a construção e dimensionamento dos projetos da Allonda. Possuímos laboratório próprio para coleta in loco e ensaios laboratoriais, cuja estrutura utilizamos na elaboração de propostas simulando uma operação real, bem como no acompanhamento dos projetos em execução. Os ensaios de tratabilidade medem, por exemplo, Turbidez, pH, vazão, teor de sólidos, e respondem como será o comportamento do processo de floco decantação, sedimentação, redução da turbidez, e etc. Utilizamos metodologia baseada no Standard Methods for the Examination of water and wastewater.

Estações de Tratamento

A Allonda possui Estações de Tratamento de Lodo de ETA, ETE e de ETDI operando em diferentes clientes por todo Brasil. Cada sistema de tratamento físico-químico é dimensionado conforme a necessidade da operação, possuem fluxograma de processoS específicos, bem como equipamentos que acompanham a performance esperada para o projeto.

REMEDIAÇÃO AMBIENTAL

Segundo o MMA, Ministério do Meio Ambiente entende-se por área contaminada como sendo “terreno, local, instalação, edificação ou benfeitoria que contenha quantidades ou concentrações de quaisquer substâncias ou resíduos em condições que causem ou possam causar danos à saúde humana, ao meio ambiente ou a outro bem a proteger, que nela tenham sido depositados, acumulados, armazenados, enterrados ou infiltrados de forma planejada, acidental ou até mesmo natural”.

Soluções Ambientais

A Allonda desenvolve soluções ambientais para diferentes problemas com áreas contaminadas como a remoção da fonte de contaminação, a redução de contaminação do solo e da água subterrânea para níveis aceitáveis ambientalmente, a redução de riscos ambientais ou de exposição de pessoas do local e do recurso. Atuamos na anulação dos efeitos nocivos através de investigação confirmatória e detalhada, avaliação de risco e definição de quais tecnologias de remediação utilizar para reabilitação da área, nível de concentrações das substâncias detectadas, recuperação, tratamento de solos, disposição adequada de sedimentos contaminados e não contaminados, entre outros. Utilizamos diferentes técnicas de tratamento como biológico, térmico, químico e físico-químico.




SEGMENTOS ATENDIDOS PELA SOLUÇÃO

Temos estudos de caso com soluções aplicadas para a cadeia de valor de mineração, papel e celulose, fertilizantes, portos, hidrovias, metalurgia, alimentos e bebidas, automobilística, construção civil, têxtil, sucroenergético, agronegócio, wast to energy, entre outros.



Entre em contato e veja como nossa equipe poderá ajudá-lo.

Cases relacionados

Conheça nossos projetos de destaque