A gestão verde na cadeia de suprimentos – Entenda como a indústria alimentícia pode ser mais sustentável

A indústria de alimentos precisou se adaptar às mudanças de comportamento do consumidor final. Já há algum tempo, eles têm dado preferência a produtos mais saudáveis, buscando saber sobre a origem dos alimentos e questões relacionadas à  sustentabilidade no processo produtivo. Por isso, a gestão de suprimentos verde na cadeia de suprimentos se tornou uma estratégia imprescindível para o gestor dessa indústria.

Essa ideia de gestão verde tem a ver com as tendências da indústria que vão de encontro com tudo o que protege e preserva o meio ambiente. Ou seja, estamos falando da colheita até o abastecimento, que é a entrega dos alimentos. A partir disso, vem a pergunta: como ter uma gestão verde dentro dessa indústria?

Para responder essa dúvida tão comum na vida de gestores e gerentes de empresas de Alimentos e Bebidas, a gente fez um artigo completo, com os seguintes pontos:

  • O surgimento da gestão verde na cadeia de suprimentos
  • O que é gestão verde na cadeia de suprimentos
  • Por que adotar a gestão verde na cadeia de suprimentos
  • Quais os elementos chave da cadeia de suprimentos verde
  • A gestão de resíduos na cadeia de suprimentos verde
  • Como a Allonda pode ajudar a ter uma gestão verde

O surgimento da gestão verde na cadeia de suprimentos

Cada vez mais, as pessoas têm se conscientizado quanto à necessidade de cuidar do meio ambiente e como suas ações do dia a dia podem impactá-lo.. Isso traz um reflexo para as indústrias, especialmente, a de Alimentos e Bebidas. Como resultado dessa mudança de comportamento do consumidor final, vem as mudanças estratégicas nas empresas.

O fato é que a indústria de Alimentos e Bebidas precisou se adaptar não somente para não perder os seus clientes, como também para garantir o futuro sustentável do planeta. E é pensando nessa necessidade mercadológica de adaptação que a gente chega ao assunto de hoje: a gestão verde na cadeia de suprimentos.

Na prática, o que temos são ações que protegem e vão em favor do meio ambiente. As empresas estão investindo nisso e se tornando responsáveis por terem uma relação mais benéfica com o meio ambiente. 

O que é gestão verde na cadeia de suprimentos

Fizemos um rápido histórico de como surgiu, ou melhor, de como se tornou importante falar desse tipo de gestão verde na indústria de Alimentos e Bebidas. Só que precisamos pontuar de forma mais teórica o que é que isso significa na prática, isto é, no dia a dia das empresas do setor.

 

De modo geral, o que temos é uma integração que une os membros de toda a cadeia de suprimentos, além de fornecedores e parceiros na busca por um melhor desempenho ambiental. Ou seja, é quando existe um objetivo em comum na indústria como um todo.

Mas, como conseguir fazer isso? Existem ótimos exemplos e soluções para que essa integração exista e seja efetiva. Por exemplo, quando se diminui o desperdício de alimentos e se consegue economizar custos. A empresa ganha de todos os lados, do sustentável ao financeiro.

Por que adotar a gestão verde na cadeia de suprimentos

Quando uma empresa do setor de Alimentos e Bebidas comunica suas ações sustentáveis, ela ganha uma grande vantagem competitiva no mercado. Isso pode aparecer por meio das ações de marketing, na imprensa e até mesmo quando os clientes buscam esse tipo de informação sobre ela.

Se uma empresa se preocupa com o meio ambiente e coloca a sustentabilidade em sua estratégia, pode-se dizer que ela é uma empresa verde. Agora, por que a gente insiste em falar especialmente da cadeia de suprimentos? Há um motivo para isso.

Quando  pensamos nessa cadeia, entendemos que todos os membros estão envolvidos nos processos e assim a empresa trabalha de forma mais eficiente e sustentável. Afinal, nesse tipo de gestão também estão inclusos os processos que mitigam os impactos ambientais negativos..

Quais os elementos chave da cadeia de suprimentos verde

Você pode ter entendido o que é e as vantagens da gestão verde na cadeia de suprimentos. Só que ainda precisa saber sobre os elementos que envolvem essa questão tão importante.

Citamos apenas a ideia de reduzir o desperdício, só que esse é um exemplo, entre tantos. Nós também podemos mencionar aqui sobre a redução do uso de embalagens, das emissões que vem do transporte das mercadorias etc.

Aliás, ainda temos os critérios ambientais que já são conhecidos na indústria e que podem ter resultados diretos na receita da empresa, como é o caso da redução no consumo da matéria-prima, na gestão dos resíduos, de recursos hídricos e de energia. A gestão de resíduos na cadeia de suprimentos verde

A gestão de resíduos também entra como um dos elementos chave de uma cadeia de suprimentos verde. Hoje, segundo a agência da ONU para a Agricultura e Alimentação (FAO), um terço da produção global de alimentos é desperdiçada. Portanto, uma das estratégias de todas as empresas da indústria de Alimentos e Bebidas é encontrar soluções para reduzir os desperdícios, buscando reaproveitar os materiais em outras etapas do processo produtivo.

Com esse mesmo foco, a gente ainda poderia falar sobre a gestão da água com base na Economia Circular para a fechar todo o ciclo deste insumoNós já fizemos uma matéria falando sobre as principais tendências sustentáveis desse setor, relembre.

Newsletter Allonda

Como a Allonda pode ajudar a ter uma gestão verde

Além de ser uma empresa que se preocupa em informar o mercado através de notícias reais e atuais, a Allonda atua oferecendo soluções sustentáveis de engenharia para as diferentes etapas dos processos produtivos. 

O gerenciamento completo de resíduos, considerando a separação, o tratamento e a destinação deles é uma dessas soluções. Esse tipo de investimento tem uma relação direta com as vantagens de ter uma gestão verde na cadeia de suprimentos, como acabamos de mencionar.

Na dúvida, uma forma de tomar a melhor decisão é sempre avaliar os benefícios antes das tomadas de decisão. Certamente, uma gestão mais sustentável e eficiente irá proporcionar grandes ganhos econômicos e ambientais.