Durante todo o mês de outubro a Allonda se mobilizou em torno de uma pauta extremamente relevante para o nosso planeta. Com a liderança da equipe de Sustentabilidade, foi desenvolvida a campanha de promoção do entendimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) em todas as operações.

Diversos treinamentos e atividades de educação, entre outras ações, foram realizadas junto aos funcionários, comunidades do entorno e clientes. Tudo para sensibilizar a população através de práticas associadas aos ODS.

Engajamento das operações Allonda com o tema

O sucesso da campanha está intimamente ligado ao engajamento das operações. Os times dentro dos clientes realizaram diversas iniciativas, como a disseminação do assunto nos Diálogos Diários de Segurança (DDS) e móbile com 17 cards sobre os ODS, feito a partir do reaproveitamento de madeiras do canteiro.

Algumas operações ainda aproveitaram que outubro é o mês das crianças para criar ações com metodologias lúdicas em escolas públicas para levar o conhecimento sobre a existência dos ODS para crianças das comunidades do entorno da operação.

Houve ainda a promoção de concursos de desenho com o tema dos objetivos entre as crianças familiares dos integrantes do Time Allonda. O link com a campanha de prevenção e combate ao Cancêr de Mama, Outubro Rosa, também foi utilizado para tratar do ODS 3 – Saúde e Bem-estar.

O que são os ODS

Em 2015 a Organização das Nações Unidas (ONU) reuniu 193 representantes dos Estados-membros para propor uma nova agenda de desenvolvimento sustentável para os próximos 15 anos que viriam. Dessa forma, a Agenda 2030 foi criada, sendo composta por 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – os chamados ODS.

Em um esforço conjunto entre os países envolvidos, assim como suas respectivas instituições, empresas e sociedade civil, os ODS foram estruturados de maneira a serem complementares, integrados e indivisíveis. Nas metas principais, estão temas como garantia dos direitos humanos, a erradicação da pobreza, o combate às desigualdades e injustiças, a busca pela igualdade de gênero e o empoderamento feminino e ações contra mudanças climáticas, com a finalidade de promover um futuro mais sustentável.

Ações da Allonda alinhadas com os objetivos dos ODS

Conheça quais são as contribuições da Allonda para alguns ODS.

ODS 5: dentre as metas estabelecidas pelo ODS 5, que propõe alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres, está a garantia de participação feminina de forma plena e efetiva e a igualdade de oportunidades para a liderança em todos os níveis de tomada de decisão na vida política, econômica e pública. Um dos compromissos públicos da Allonda é promover o respeito e a valorização das mulheres, com adesão aos princípios de equidade de gênero da ONU Mulheres, o WEPS, e o reconhecimento através do prêmio WILL – Woman In Leadership Latin America.

ODS 6: assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todos. Entre as metas, está a restauração de ecossistemas relacionados a água e melhora da qualidade com relação à redução da poluição e da proporção de águas residuais não tratadas. Através das soluções de gestão hídrica como reuso e reciclo, tratamento de água e efluentes, controle de perda de água, a Allonda contribui diretamente para a construção desse compromisso global, que impacta desde a segurança alimentar e energética à saúde humana e ambiental.

ODS 7: garantir o acesso confiável, sustentável, moderno e a preço acessível à energia para todos. Dentre as metas, estão a expansão da infraestrutura e a modernização dos serviços de fornecimento energético, melhora da taxa de eficiência energética e aumento da participação de energias renováveis na matriz energética global. As soluções oferecidas pela Allonda para o setor de energia, contemplam e contribuem diretamente para o alcance desse objetivo e para um panorama energético mundial cada vez mais sustentável.

ODS 8: promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo e o trabalho decente para todos. Para isso, a Allonda dispõe de um Sistema de Gestão Integrado (SGI), sua principal ferramenta para assegurar e manter sua Governança Corporativa. Além de possuir o selo Great Place to Work, que certifica companhias preocupadas em serem um ambiente saudável, diversificado, inclusivo e promissor para todos e que, juntas, têm construído um futuro corporativo mais justo, valorizando as pessoas.

ODS 9: construir infraestruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva e sustentável e fomentar a inovação. Ações que visem o desenvolvimento e modernização de infraestruturas sustentáveis estão contempladas nesse objetivo. Para a Allonda, inovação é um valor e permeia toda sua estratégia de atuação. Buscamos desenvolver, de forma constante, novos processos, produtos e serviços com o intuito de prover soluções customizadas aos nossos clientes, cuidando do meio ambiente e contribuindo com a sustentabilidade do planeta.

ODS 11: tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis. A Allonda tem a sustentabilidade como estratégia, e por isso inclui uma série de compromissos fundamentais para o desenvolvimento da empresa, do planeta e da sociedade como um todo. Estudamos os nossos processos e os dos nossos clientes para levar mais eficiência, reduzir a pegada ambiental e incrementar a atuação social.

ODS 12: assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis. Dentro as metas está o incentivo às empresas a adotar práticas sustentáveis e a integrar informações de sustentabilidade em seu ciclo de relatórios. Em 2021, a Allonda emitiu sua primeira debênture verde (sustainability-linked bonds), diretamente relacionada e dependente de indicadores de gestão sustentáveis, como por exemplo a correta destinação de resíduos nas operações. Essas atitudes adotadas como empresa caminham lado a lado com a meta de reduzir substancialmente a geração de resíduos por meio da prevenção, redução, reciclagem e reuso, também proposta pelo ODS.

ODS 13: representa a necessidade de se tomar medidas urgentes para combater a mudança do clima e seus impactos. A Allonda tem como estratégia a prática da sustentabilidade, e a segurança de que as ações que tomamos hoje impactam diretamente no futuro do clima mundial. Permanecemos adotando as soluções mais sustentáveis, buscando sempre a mitigação de riscos na elaboração dos projetos, execução e operação, o que acreditamos ser algumas das medidas necessárias para impedir estas projeções de se tornarem realidade.

ODS 14: promover a conservação e a promoção do uso sustentável dos oceanos, mares e recursos marinhos, através da prevenção e redução a poluição da marinha de todos os tipos, especialmente a advinda de atividades terrestres. A Allonda, através de suas soluções voltadas ao saneamento, tratamento e gestão de água, principalmente nas operações em regiões litorâneas, atua na melhora da saúde dos oceanos, que são a destinação final dos cursos d’água.

ODS 15: proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra e deter a perda é o assunto central do ODS 15. Através de suas soluções de reflorestamento, compensação e remediação ambiental, bioengenharia e tratamento e gerenciamento de resíduos, a Allonda contribui para essa meta conjunta, no que tange a conservação recuperação e uso sustentável dos ecossistemas terrestres.

Na Allonda, a sustentabilidade é protagonista e permeia todas as nossas ações. Compromisso que é transferido também para a os ODS da Agenda 2030 e a construção de um futuro sustentável para todos!

 

Assine a newsletter