BLOG

Batimetria: O coração da dragagem

Batimetria

A dragagem, como sabemos, é um procedimento de escavação de sedimentos em cursos d’água. A realização desse processo é complexa e demanda atenção. Por isso, é essencial obter o máximo de informações possível sobre o local onde a dragagem será feita. A melhor forma de fazer isso é utilizar ferramentas que permitam a análise e o reconhecimento da área. Hoje, vamos falar sobre a batimetria, o coração da dragagem.

Antes, é preciso entender o conceito de Survey (levantamento, em português). O Survey é a ciência que determina com precisão a área de qualquer parte da Terra, esteja submersa ou não.

O levantamento subaquático ou hidrográfico é considerado parte do procedimento de coleta de dados para dragagem. Além disso, é um pré-requisito para a execução de quase todas as formas de construção de projetos marítimos e dragagens, bem como em casos desassoreamento de lagoas industriais. A batimetria é um tipo de levantamento!

 

O que é a batimetria?

A palavra batimetria vem do grego bathus (profundo) e metron (medida). Ela tem como objetivo a medição da profundidade de lagoas industriais, mares, lagos e rios. Então, para realizar essa medição, são utilizadas eco-sondas, responsáveis por transmitir o pulso de som na água. O tempo entre a liberação e o retorno do pulso é o que irá determinar a profundidade da água. Portanto, é um sistema que utiliza o princípio da ecolocalização, natural em baleias e golfinhos, que usam o eco para se movimentarem e encontrarem comida debaixo d’água.

De acordo com Fabio Bertacin, coordenador de dragagem da Allonda, o processo da batimetria é muito utilizado em casos de assoreamento de lagoas industriais, obras de engenharia marítima, como construções de barragens, hidrelétricas, entre outros, sendo fundamental para a obtenção da licença junto aos órgãos reguladores.

O resultado do mapeamento é demonstrado por meio de curvas batimétricas, que unem os pontos com a mesma profundidade. Elas são semelhantes às curvas de nível.

 

Por que a batimetria é importante para a dragagem?

A batimetria é muito mais do que importante, ela é indispensável para a realização da dragagem. Assim, ela garante a segurança da navegação por meio da coleta de dados.

Por exemplo, na gestão portuária, é a batimetria que garante o controle das profundidades dos calados para garantir que as embarcações possam entrar ou sair. Quando um porto decide ou precisa aumentar seu calado, também é a batimetria que será utilizada para calcular o volume de material que deverá ser retirado.

Bertacin explica que, no processo de dragagem, a batimetria deve ser executada em momentos diferentes:

  • Antes do início da dragagem: com o objetivo de coletar dados e estabelecer as quantidades de material
  • Durante a dragagem: para controle e acompanhamento da execução e garantia da precisão do procedimento
  • No fim do processo de dragagem: para confirmação da execução dentro dos parâmetros projetados

Ao longo da operação de dragagem, a batimetria assume o papel dos olhos da draga. Por meio dela, é possível saber o local exato que deve ser dragado e o momento em que se atinge a quantidade projetada.

Nós, da Allonda, somos especializados em prover soluções ambientais inteligentes para dragagem. Com tecnologia de ponta e um time de especialistas capacitados, todos os nossos projetos passam por uma análise crítica e muito planejamento. Assim, entregamos aos nossos clientes projetos eficientes e precisos.

Com diferentes modelos de dragas e equipamentos de apoio à dragagem, a Allonda é capaz de se adaptar a cada projeto, sempre prezando por uma atuação ambientalmente responsável. Os equipamentos utilizados são modernos, apresentam alto desempenho e causam baixo impacto ambiental, emitindo menos CO2.

Mais do que dragar, a Allonda elabora o projeto, executa, gerencia e, quando necessário, faz o tratamento e disposição dos sedimentos e efluentes dragados. Além disso, somos referência em rápidas mobilizações.

Artigos Relacionados

Acompanhe notícias e tendências do mercado ambiental

Veja mais

Assine nossa newsletter para receber novidades da Allonda!



WhatsApp Fale com nosso Comercial agora via WhatsApp