• English
  • Português
  • Español

BLOG

Conheça 3 tipos de dragas e suas funcionalidades

Para remover sedimentos do fundo de rios, lagos, portos, oceano e até de lagoas industriais é necessário realizar o processo de dragagem. Usada também para manter a profundidade de portos ou criar novos canais de navegação para atender as exigências de embarcações de diferentes tamanhos, a dragagem exige o uso de equipamentos de diferentes portes conhecidos como dragas.

As dragas são embarcações com estrutura própria que realizam a remoção do solo, das rochas, lodos ou sujeiras dos rios, lados, portos. Elas podem ser de diferentes tipos, assim é possível utilizar a mais adequada para projetos específicos de dragagem.

Conheça 3 tipos de dragas e entenda como elas funcionam:

Mecânicas

Utilizadas para remover cascalho, areia e sedimentos muito coesivos como argila, turfa e silte muito consolidado. Para remover os sedimentos, a draga mecânica realiza a aplicação direta de uma força mecânica para escavar o material, ainda que ele seja muito denso.

Hidráulicas

Adequadas para a remoção de areia e silte pouco consolidado. Esse tipo de draga remove os sedimentos de forma líquida, por isso não podem atuar em locais com pedras muito grandes. Elas possuem bombas que centrifugam o material e são acionadas por motores a diesel ou elétricos.

Sucção

Se subdivide entre aspiradoras e cortadoras. Realizando a sucção por meio de um bocal, utilizando bombas hidráulicas para remover os sedimentos. Elas são mais adequadas para obras de desassoreamento, removendo materiais sólidos.

Esses equipamentos oferecem versatilidade e baixo impacto ambiental. Por isso é tão importante escolher o equipamento correto para executar a dragagem. Um planejamento é fundamental e uma análise minuciosa do local ajudarão a determinar o tipo de draga.

Geralmente, essa escolha leva em consideração a profundidade do corpo híbrido, os sedimentos a serem dragados, as condições da área, entre outros elementos que necessitam de um olhar técnico para definir o uso do melhor equipamento.

Na Allonda análise especializada é indispensável para desenvolver um projeto que compreenda todas as necessidades do local, impedindo danos ao meio ambiente. Veja como nosso trabalho de dragagem é desenvolvido.

Leia também o artigo: O que é dragagem e desassoreamento?

Artigos Relacionados

Acompanhe notícias e tendências do mercado ambiental

Veja mais

Assine nossa newsletter para receber novidades da Allonda!



WhatsApp Fale com nosso Comercial agora via WhatsApp