BLOG

O que é dragagem e desassoreamento?

Muitas embarcações necessitam de certa profundidade para navegar em portos e rios. E em muitos casos, quando acontece um desbarrancamento, mudanças no curso das águas podem prejudicar o ecossistema formado naquele ambiente. Para auxiliar no reequilíbrio e normalizar o funcionamento nesses locais é que são feitas as dragagens.

Mas o que é dragagem?

A dragagem é um procedimento de escavação que ajuda a retirar os sedimentos (terra, areia, rochas, lixo) do fundo dos rios, lagos, portos, oceano e lagoas industriais por meio de diversos métodos e tecnologias. A necessidade de cada serviço é que vai determinar o tipo ideal de dragagem.
Todos os processos de dragagem são realizados através das dragas, que são as embarcações com estrutura própria para realizar o trabalho de desassoreamento.

E o que significa desassoreamento?

Desassoreamento é a remoção de areia, lodo e outros sedimentos do fundo de rios e lagos, causados por ações humanas ou pelo desbarrancamento de terra decorrentes de fenômenos naturais.

Mas para realizar a dragagem é necessário estar alinhado às leis e normas ambientais do país e a empresa responsável deve possuir licença ambiental para fazê-lo. Pois, em alguns casos, a dragagem pode alterar o curso das águas. Além disso, existe a necessidade do tratamento e descarte correto do material retirado do fundo dos rios, portos e lagos.

O rigor e a necessidade de preservar os recursos naturais, tornam ainda mais importante o desenvolvimento de projetos muito bem detalhados, para não colocar em risco o meio ambiente e os negócios que serão gerados a partir do uso daquele espaço. Além das dragagens, a Allonda oferece o serviço de Engenharia de Dragagem, que envolve o desenvolvimento de projetos, o planejamento e gestão do trabalho, apontamento de pontos críticos, prevendo o uso de recursos e as demandas para cada tipo.

Isso torna possível prevenir danos e trabalhar de maneira segura, para os negócios e para o meio ambiente.

Artigos Relacionados

Acompanhe notícias e tendências do mercado ambiental

Veja mais

Assine nossa newsletter para receber novidades da Allonda!



WhatsApp Fale com nosso Comercial agora via WhatsApp