BLOG

O que é magnetometria e sua aplicação na engenharia?

 

A magnetometria é uma técnica que faz uso das informações retiradas do campo magnético terrestre para a investigação das estruturas em subsuperfície e, por sua rapidez no processamento de dados, pode ser utilizada em atividades de resgate, como foi no caso do acidente ambiental em Brumadinho.

Para essa técnica, o instrumento utilizado é o Magnetômetro, que mede a intensidade, direção e sentido de campos magnéticos próximos. Ele pode ser conectado a um VANT (veículo aéreo não tripulado, popularmente conhecido como drone) para buscas em locais isolados ou que não possam ser explorados por via terrestre.

Os métodos modernos de magnetometria foram desenvolvidos principalmente a partir de sua aplicação militar na busca por submarinos na Segunda Guerra Mundial e, em algumas regiões, ele também é aliado da arqueologia, pois traz resultados detalhados em sua procura por objetos ferromagnéticos antigos de grande e pequeno porte.

A magnetometria pode ser uma grande aliada por suas variadas aplicações e altamente recomendada desde que seja aplicada às metodologias corretas. Pode ser utilizada em buscas marítimas, aéreas e terrestres e seus resultados eficientes e conclusivos podem salvar vidas e contribuir para os cuidados com o planeta.

Na engenharia, ela também auxilia em projetos de dragagem. A partir do trabalho de magnetometria é possível recolher mais informações sobre a área a ser dragada, o material que está enterrado e se há algum risco para o equipamento. Acesse nosso site e saiba mais sobre soluções como essa disponibilizadas pela Allonda.

Artigos Relacionados

Acompanhe notícias e tendências do mercado ambiental

Veja mais

Assine nossa newsletter para receber novidades da Allonda!


WhatsApp Fale com nosso Comercial agora via WhatsApp