Quais são as etapas de um projeto de dragagem?

As dragagens podem ser operações um tanto complexas, pelos riscos que envolvem. Um projeto elaborado que não considere todos os fatores ambientais, os tipos de sedimentos e a profundidade do campo hídrico pode colocar em perigo todo o trabalho. Por isso é tão importante realizar uma análise qualificada para definir como cada etapa do projeto será realizada.

Primeira e indispensável etapa: realizar a batimetria do local. Ela ajuda no reconhecimento da área, fornecendo dados através sobre profundidade de lagos industriais, mares, lagos e rios utilizando eco-sondas, que transmitem o pulso de som da água. Através da ecolocalização, a batimetria possibilita o mapeamento do local através de curvas batimétricas que unem pontos com a mesma profundidade.

Definição do projeto: Após coletar informações sobre a profundidade do corpo hídrico e a área em que os trabalhos serão realizados, é hora de definir a quantidade de materiais que será utilizada e o tipo de draga adequada. A escolha desta também dependerá do tipo de sedimento a ser dragado. Além disso, a definição de um local seguro para tratamento e descarte dos sedimentos também deve estar no planejamento.

Execução do projeto: Na Allonda, além de participarem do desenvolvimento do projeto, profissionais com um corpo técnico formado por engenheiros civis, engenheiros químicos, engenheiros ambientais, oceanógrafos e geotécnicos também acompanham todo o processo, a fim de reduzir os riscos da operação e garantir a segurança do trabalho.

Durante o processo de dragagem, de acordo com as condições de cada local, pode ser definido o uso dos seguintes equipamentos:

  • Draga de sucção em arrasto: que une dragagem, transporte e descarga em um único equipamento.
  • Dragas de sucção e corte ou draga de sucção e recalque: que combina escavação e sucção. Nesse processo o solo é desalojado para que possa ser transportado pelo tubo de sucção.
  • Backhoe: um conjunto de equipamentos constituído por balsa com spuds e escavadeira conectada a uma plataforma giratória.
  • Grab Dredge: um guindaste com duas caçambas que podem ser acionadas hidraulicamente ou acoplado a uma balsa.

Finalização: A batimetria é utilizada durante todo o processo de dragagem e na finalização. Os dados coletados possibilitam que seja realizado um comparativo das informações do início e no final do processo.

A Allonda trabalha com o Plano de Monitoramento Ambiental, onde são mitigados os riscos e as ações preventivas nas operações de dragagem. Assim é possível assegurar a tranquilidade de todo o processo.

Conheça mais sobre o trabalho da Allonda em desassoreamento e dragagem.

Leia também o artigo: Quais são os tipos de dragagem?