• English
  • Português
  • Español

BLOG

Você sabe o que é engenharia de dragagem?

Antes de falar sobre engenharia de dragagem, é importante entender o que é a dragagem. Trata-se de um procedimento de escavação que tem como objetivo retirar terra, areia, rochas e lixo do fundo de rios, lagos, portos, oceanos e lagoas industriais. Ou seja, a engenharia de dragagem é responsável por planejar, desenvolver e executar soluções ambientais para remover sedimentos do fundo de corpos hídricos.

A complexidade de elaboração de projetos engenharia de dragagem exige, dentre vários estudos, alguns levantamentos hidrográficos, sondagens geotécnicas, testes laboratoriais e estudos de campo. Inclusive, a análise de amostras que a Allonda costuma realizar é em laboratório próprio, simulando operações para diminuir os riscos do trabalho em campo durante as operações.

Já durante a execução dos projetos de engenharia – independente do objetivo da dragagem ser de manutenção, aprofundamento, controle ambiental ou mineração – na Allonda é comum o uso de sonar de varredura, que emite imagens do corpo hídrico durante a operação de dragagem. Essa tecnologia ajuda a identificar objetos no fundo da área, evitando por exemplo derrocamento, por ser possível mapear embasamento rochoso no ambiente.

Aqui na Allonda tudo isso é realizado por uma equipe técnica capacitada nas áreas de engenharia ambiental, civil, química, mecânica, além de geotécnicos e oceanógrafos. Com planejamento e competência profissional desenvolvemos projetos que otimizam as atividades industriais e de segmentos de infraestrutura, colocando o cuidado com o meio ambiente em primeiro lugar.

Artigos Relacionados

Acompanhe notícias e tendências do mercado ambiental

Veja mais

Assine nossa newsletter para receber novidades da Allonda!



WhatsApp Fale com nosso Comercial agora via WhatsApp