Eletromecânica na sustentabilidade

Como empresas de montagem industrial podem contribuir com o meio ambiente por meio da engenharia eletromecânica

Economia, otimização de espaços e recursos, aumento da produtividade, conformidade com leis e normais ambientais: estes são alguns dos principais benefícios de uma montagem eletromecânica de qualidade em plantas industriais. O que todos estes aspectos têm em comum? Além de contribuir com a eficiência da indústria, todos colaboram com a sustentabilidade das atividades industriais.

Existem diversos tipos de instalações eletromecânicas, que incluem tanques, tubulações, caldeiras, sistemas de captação e tratamento de água, filtros, dutos, turbinas, entre outros equipamentos e estruturas fundamentais para o funcionamento de indústrias dos setores de infraestrutura, energia, siderurgia e metalurgia, alimentos e bebidas, mineração, óleo e gás, papel e celulose, química, entre outras.

No caso de segmentos como mineração e óleo e gás, que envolvem a ampla utilização de recursos naturais, o melhor aproveitamento do espaço é fundamental para uma indústria mais sustentável. No planejamento de um projeto de montagem eletromecânica a empresa desenvolvedora leva em conta o layout da planta e os espaços disponíveis, pensando não apenas na segurança e na funcionalidade do ambiente, mas também na melhor utilização dos patrimônios naturais, minimizando ao máximo os impactos ambientais – e, em muitos casos, contribuindo com a conservação e a otimização da água, do solo e dos demais recursos disponíveis.

Por falar em otimização, outro benefício importante de uma boa montagem eletromecânica do ponto de vista da sustentabilidade é o aumento da produtividade. Para isso, é fundamental que o projeto seja feito levando em consideração a estratégia operacional da indústria em que será aplicado, para que a sua utilização resulte em verdadeiros ganhos de tempo e de inteligência nos processos produtivos. Consequentemente, o trabalho de uma empresa de montagem industrial pode também resultar em economia; a eficiência do sistema desenvolvido para desempenho das atividades é capaz de eliminar desperdícios, reduzir o tempo de operação e os custos.

Um bom projeto de montagem eletromecânica inclui, ainda, a capacitação dos trabalhadores envolvidos nas atividades industriais desempenhadas pela indústria, para que eles possam aproveitar ao máximo os recursos disponíveis – o que agrega valor do ponto de vista social ao desenvolvimento de qualquer projeto. A segurança da planta industrial é outro aspecto importante contemplado no planejamento deste tipo de sistema.

Este serviço, oferecido pela Allonda para clientes de diversos segmentos, inclui o planejamento da obra e a instalação de equipamentos variados, que serão utilizados para adequar processos industriais e assegurar a qualidade da produção. Um exemplo é a construção de um sistema de captação de água da cava realizada pela Allonda para um cliente em Minas Gerais. A solução desenvolvida e implementada pela empresa possibilita a reutilização da água proveniente da deposição de rejeitos, contribuindo para a aplicação do conceito de economia circular nas instalações industriais do cliente.

Clique aqui e leia mais sobre este case de sucesso.