A busca por uma empresa para executar serviços de engenharia para a indústria de alimentos e bebidas é desafiadora para qualquer profissional.

É preciso pensar nos riscos de investir o orçamento, já que não se pode cometer erros na escolha de um parceiro. Boa gestão, qualidade nas entregas e cuidados socioambientais são alguns aspectos importantes a serem olhados.

Pensando em ajudá-lo a fundamentar melhor suas possibilidades antes de qualquer decisão, separamos a seguir quais critérios você deve analisar antes de escolher a empresa de soluções em engenharia ideal para a sua indústria. Continue a leitura!

Indústria de alimentos e bebidas: o primeiro passo é analisar o mercado

Comece a análise realizando uma ampla pesquisa de mercado, no intuito de conhecer quais são os fornecedores que atendem de imediato às necessidades do seu projeto. 

Para isso, é fundamental ter clareza em relação ao que se espera com a operação do projeto. Se busca soluções em gestão de água, há a expectativa de reuso e/ou reciclo? 

Se a necessidade está focada em resíduos, a oferta precisa estar conectada com a diminuição da geração e também a reutilização, sempre com foco em ganhos em produtividade e custos.

Esse é o momento para filtrar, salvar e descartar possibilidades. Anote então todas as suas prioridades e seja fiel no que se refere ao custo que você terá para investir. Acesse o site, redes sociais, entre em contato por e-mail, ligue, ou se for o caso, agende uma reunião para se informar e esclarecer todas as suas dúvidas.

Com todos os dados dos fornecedores potenciais em mãos, é preciso considerar o próximo critério.

Avalie a formalidade empresarial

Para garantir que sua indústria fechará com um parceiro confiável e evitará problemas, não hesite em conferir se a empresa que você tem em mente é séria e transparente.

Veja se a documentação está atualizada e se não há indícios de irregularidade. Se certifique também sobre outros projetos realizados e qual o porte dos clientes já atendidos por essa companhia.

Quando se trata de projetos complexos e robustos como os da sua indústria, esse alinhamento do fornecedor junto ao mercado é essencial, um ponto indispensável e que tem grande peso na qualidade de estruturação do seu novo projeto.

Identifique se a sustentabilidade faz parte do dia a dia do fornecedor

Considere nos fornecedores mapeados quais são as práticas e alinhamentos que eles têm quando o assunto é sustentabilidade. 

Garantir uma cadeia sustentável para a sua empresa é fundamental, já que em serviços terceirizados há a responsabilidade compartilhada. Informe-se se o fornecedor considera os impactos socioambientais de sua operação e também os de seus projetos. 

Questões como condições de trabalho, respeito aos direitos humanos e cuidados ambientais podem ter sérios impactos na imagem da sua indústria.

Nesse sentido, qual é a missão e os valores que norteiam as ações? Quais movimentos apoiam? O que consta no papel se aplica na prática? Há uma cadeia sustentável em todas as fases de produção?

Normas técnicas e certificações

Outro fator relevante a ser considerado na hora de optar por uma ou outra empresa de soluções em engenharia é verificar se ela cumpre as normas técnicas exigidas pelo mercado.

Observe ainda se ela possui certificações como a ISO, em português, Organização Internacional de Padronização, representada no Brasil pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Essas são algumas formas de atrelar credibilidade à empresa, o que tornará você mais confiante em sua escolha. 

Verifique a experiência em projetos de indústrias de alimentos e bebidas

Na sua busca, analise ainda se a empresa em questão possui experiência com projetos para indústrias do seu setor, isto é, na área em que o projeto será desenvolvido. 

Observe se há uma boa formulação da proposta técnica, se há historicamente  o cumprimento de prazos e quais as condições de pagamento.

Além disso, se informe a respeito do entendimento que a empresa tem dos riscos no andamento do processo. Se ela tem experiência, com certeza pode propor uma abordagem específica para a demanda da sua indústria ou mesmo já estará mais preparada para lidar com imprevistos durante a execução, caso aconteçam.

Preocupação social

Se você vai unir forças com uma empresa de soluções de engenharia, precisa ter a certeza de que ela é transparente, não somente no que tange ao acato da lei, mas também no que envolve um posicionamento social. 

Progressivamente, esta é uma questão que deve ser pautada nas empresas de qualquer setor, afinal, valores acompanham pessoas e mesmo que implicitamente, acompanham projetos. 

Sendo assim, quais os valores pregados e praticados pelo seu futuro fornecedor? Há algum problema envolvendo trabalho infantil, condições insalubres de trabalho ou  problemáticas de gênero? O quanto a diversidade está presente? 

Outra pontuação necessária é em torno da comunidade. Como a empresa se relaciona com a população? Ela ouve as necessidades locais ou está apenas preocupada em fazer o seu trabalho sem um mínimo de empatia com quem está ao seu redor? 

E claro, a empresa de soluções em engenharia precisa se conectar com as propostas e valores da sua indústria, já que os fornecedores acabam sendo extensões do negócio, o seu com certeza quer ser visto com bons olhos pelo mercado, certo?

E então?

Para realizar a escolha da empresa de soluções em engenharia para sua indústria de alimentos e bebidas é necessário efetuar uma análise criteriosa, que vai muito além do orçamento do projeto.

Alinhamento com as práticas ESG, atendimento da legislação, certificações relacionadas ao setor de atuação e credibilidade com projetos reconhecidos no mercado contam como fatores a serem considerados na sua escolha.

É preciso validar esses pontos, principalmente porque no mercado existem diversas soluções e propostas de projetos com orçamentos mais atrativos. 

Contudo, a relevância do fornecedor e sua atuação alinhada com os três pilares da sustentabilidade podem proporcionar um maior ajuste da sua indústria junto às demandas do mercado e a responsabilidade socioambiental cada dia mais indispensável.

Por fim, se você quer continuar atualizado sobre as demandas, necessidades e insights do setor, clique abaixo e se inscreva gratuitamente em nossa newsletter!

Se inscreva em nossa newsletter