BLOG

Soluções sustentáveis de engenharia para o segmento de energia

Os desafios para o setor de energia são muitos e as possibilidades para que a área possa se desenvolver de maneira mais sustentável coloca o Brasil em um caminho positivo para o surgimento de fontes de energia que podem ser impulsionadas com o auxílio da engenharia.

O Ministério de Minas e Energia divulgou, em meados de julho, que as fontes de energia renováveis no Brasil chegaram a 46,1% de participação na Matriz Energética. Esse indicador representa três vezes o indicador mundial e coloca o país em um patamar de referência e autossuficiência energética.

Com uma diversidade de fontes de matrizes renováveis, incluindo hidráulica, eólica, solar e a bioengenharia, temos um setor competitivo para atuar de maneira sustentável em diversas frentes com o auxílio de soluções de engenharia.

Compensação ambiental

A indústria também está preocupada em reduzir a emissão de gases do efeito estufa e pode investir em projetos que visam a redução da pegada de carbono, medindo a emissão dos gases de maneira setorizada, observando qual área da produção emite em maior escala. Existem também projetos de compensação ambiental, que buscam o reflorestamento e plano de manejo para criação de áreas verdes que contribuam com a redução de CO2 na atmosfera.

Biomassa

Do ponto de vista energético, biomassa é todo recurso renovável oriundo de matéria orgânica (de origem animal ou vegetal) que pode ser utilizada na produção de energia. Assim como a energia hidráulica e outras fontes renováveis, a biomassa é uma forma indireta de energia solar.

Ela contribui para a geração do Biogás, energia produzida através do lixo. O baixo custo de produção e a capacidade de renovação da matéria-prima, além de sua baixa capacidade de emissão de poluição, fazem desta uma solução essencial para as empresas que querem economizar gerando sua própria energia.

Em muitas indústrias o lodo proveniente do tratamento de efluentes pode ser aproveitado com esse fim, o que representa economia em diversas frentes, como destinação de resíduos e consumo de energia.

Tecnologias que potencializam a geração de energia

A digitalização é um caminho para diversos setores. Para a indústria de energia, ela significa a transformação no modo como as medições acontecem e são informadas ao consumidor e às matrizes que gerem o sistema. É também a tecnologia que permite a automação dos processos de religação de energia, permitindo que aparelhos sejam recarregados de maneira programada. Aliada ao 5G e soluções de Internet das Coisas (IoT), a tecnologia tem muito a contribuir para a revolução no setor energético.

A vasta experiência da Allonda no setor de engenharia com a aplicação de soluções sustentáveis permite que a empresa atue no desenvolvimento de projetos voltados para o setor de energia, realizando grandes obras para adequação de espaços e implementação de sistemas que contribuem ativamente para a sustentabilidade na indústria.

Artigos Relacionados

Acompanhe notícias e tendências do mercado ambiental

Veja mais

Assine nossa newsletter para receber novidades da Allonda!


WhatsApp Fale com nosso Comercial agora via WhatsApp