Em um mundo de ampla expansão, ocorrendo por meio da globalização, é comum que as indústrias precisem se destacar mais, afinal, aumenta a competitividade. 

Uma forma inteligente e promissora para se fazer notável e garantir que a indústria esteja alinhada com outras esferas da sociedade, tem sido através da adoção de práticas ESG (Environmental, Social and Governance).

Elas se referem às medidas ambientais, sociais e de governança e visam atitudes mais responsáveis em diferentes segmentos. Esse tipo de posicionamento não apenas se tornou rentável para as empresas, atraindo investidores, como também passa a exigir um olhar mais atento das corporações para causas coletivas.

Se você então quer entender como a engenharia com práticas ESG impacta na competitividade das indústrias, confira este conteúdo!

Por que é tão importante aderir às práticas ESG?Entenda como a engenharia com práticas ESG impacta na competitividade das indústrias

Importante destacar que ter uma gestão ESG não implica em abrir mão de ser lucrativo Entretanto, visar o lucro por si só, sem se preocupar com fatores socioambientais e éticos, deve ser encarado como um problema.

A solução está no comprometimento sincero de uma gestão responsável, que saiba olhar a indústria como um todo. Isso requer uma atenção especial ao uso dos recursos naturais, um bom gerenciamento dos relacionamentos com a equipe e conversas constantes entre sócios e diretoria.

Não basta fazer mudanças superficiais nos processos internos, é preciso se dedicar a trabalhar com constância para construir diretrizes de sustentabilidade, em todos os níveis. 

Assim, é essencial atravessar as fronteiras ao sair do âmbito das práticas internas e também criar mecanismos para gerar impacto social.

Entenda como a engenharia com práticas ESG impacta na competitividade das indústrias

Outra medida que deve ser tomada diz respeito ao engajamento da equipe, pois a incorporação de um olhar sustentável não pode se restringir apenas aos órgãos de gestão da indústria, mas sim a todo o corpo de funcionários. A partir daí, é possível criar uma unidade em prol de objetivos que se alinham.

Como administrar práticas ESG?

Entenda como a engenharia com práticas ESG impacta na competitividade das indústriasVamos supor que a sua indústria, com a melhor das intenções, resolve adotar práticas ambientais, sociais e de governança. Como vamos saber que ao longo do tempo tais ações seguem vigentes e com resultados positivos? A única forma de fazer isso é através do acompanhamento e análise de cenário.

Sendo assim, o ideal é que se crie uma espécie de conselho, uma equipe focada em gerir ações, criar metas e definir objetivos claros para serem alcançados. Quanto a isso, será fundamental a consideração de fatores como utilização de recursos naturais, políticas de diversidade e inclusão, transparência e comunicação em todo o processo.

Para uma administração ainda mais eficaz, vale fazer um mapeamento das fraquezas da sua indústria, ou seja, anotar tudo o que se apresenta como um risco potencial para o crescimento. Aqui, é válido mencionar, que estamos falando de um crescimento através da adesão de práticas sustentáveis.

Portanto, a autocrítica deve ser acionada no intuito de filtrar falhas existentes. Alguns exemplos: será que a sua indústria faz o descarte correto dos resíduos? Ela poderia utilizar menos água diariamente? Está claro para os colaboradores o valor do papel que eles exercem na instituição? 

Essas são algumas das muitas perguntas com foco nas práticas ESG que podem ser criadas para mapear a situação da sua indústria e avistar pontos de melhoria.

Entenda como a engenharia com práticas ESG impacta na competitividade das indústrias

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável alinhados às práticas ESG

De acordo com a ONU (Organização das Nações Unidas), os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável são um apelo global à ação para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e de prosperidade.”

Nesse sentido, é interessante conferir quais são os objetivos listados pela ONU, já que as práticas ESG se alinham a eles e podem servir de inspiração para a sua indústria, sobretudo ao iniciar na jornada sustentável.

Uma maneira de investir na competitividade pela inserção de práticas ESG é dar notas à aplicação dos Objetivos instituídos na sua corporação. Em outras palavras, verifique cada item dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e avalie como a sua indústria se porta em uma escala de 1 a 10, sendo 1 muito ruim e 10 muito bom.

Entenda como a engenharia com práticas ESG impacta na competitividade das indústrias

Por exemplo, no indicador número 5, referente à igualdade de gênero, a ideia é alcançá-la e “empoderar todas as mulheres e meninas”. 

Pense então, no quanto a gestão da sua indústria tem buscado isso, dando destaque para as mulheres e inserindo ações internas que visem o seu desenvolvimento. Caso, seja percebido a ausência de mecanismos para alcançar o Objetivo, é hora de estruturar um plano para isso.

Entenda como a engenharia com práticas ESG impacta na competitividade das indústrias

Foco dos investidores está em indústrias com práticas ESG

Não são apenas consumidores preocupados com o futuro que olham para empresas sustentáveis. O mundo dos investimentos já percebeu que empresas preocupadas com o seu impacto socioambiental alcançam melhores resultados.

Investidores estão atentos aos negócios que atuam conectados com práticas que trabalham essas esferas tão essenciais da sociedade. Por isso, ao aderir às práticas ESG, a sua indústria terá mais chances de se destacar no mercado.

E então?

Como vimos, o mundo tem evoluído e para se destacar no mercado é importante acompanhar as mudanças de comportamento dos consumidores e investidores.

Entretanto, mais do que isso, é fundamental acompanhar os impactos do mal uso dos recursos naturais, observar as relações internas da sua indústria e a relação entre sócios e administração.

Se você quer continuar conectado e informado sobre as principais notícias e insights do setor, clique abaixo e se inscreva gratuitamente em nossa newsletter.

Assine a Newsletter