BLOG

Como a engenharia pode atuar em diferentes segmentos contra a COVID-19

Evidentemente durante uma pandemia a área médica é aquela mais demandada nas ações de contenção e resolução de casos. Porém, a engenharia também tem um importante papel nas ações de combate ao novo Coronavírus. Confira alguns impactos que esta área de conhecimento pode ter nesta importante luta.

Produção de medicamentos e insumos em larga escala

Com o aumento progressivo no número de pessoas contaminadas pela COVID-19 no mundo, a busca por álcool gel, máscaras e outros itens de higiene e proteção cresceu na mesma proporção. A engenharia química entra em ação para contribuir com a produção de álcool 70% a partir de iniciativas como a de especialistas da Universidade Federal Fluminense e de indústrias que alteraram a sua linha de produção, antes voltada para cosméticos e bebidas, por exemplo, e agora produzem a substância.

Sistemas que colaboram com a eficiência no setor de saúde

Na Universidade Federal de Minas Gerais, professores do Departamento de Engenharia de Produção e Engenharia Elétrica, em conjunto com pesquisadores do Núcleo de Educação Em Saúde Coletiva estão desenvolvendo um sistema que simula a disponibilidade de leitos de hospitais em todos os Estados do país. À medida que o Ministério da Saúde atualiza os dados, o modelo matemático, que simula as informações, produz novos resultados. Contribuindo com o mapeamento dos leitos existentes e disponíveis.

Gerenciamento eficiente de resíduos

A gestão de resíduos em tempos de pandemia é um assunto importantíssimo, pois é preciso evitar a contaminação. Principalmente quando são resíduos utilizados nos hospitais que estão na linha de frente no tratamento da COVID-19. O trabalho de caracterização, acondicionamento e destinação dos resíduos precisa envolver equipe técnica especializada, materiais adequados e um trabalho logístico delicado para o descarte seguro.

Limpeza técnica industrial reforçada

As atividades industriais essenciais continuam a funcionar no país. Para garantir que a população continue recebendo alimentos, equipamentos, produtos de higiene e medicamentos com segurança, a limpeza reforçada é indispensável para proteger a saúde dos colaboradores. É nesse foco que empresas de engenharia atuam: na manutenção e higienização de ambientes e equipamentos, utilizando produtos especiais para descontaminação.

A engenharia colabora efetivamente para descobertas e soluções que minimizem os danos causados pelo novo Coronavírus, contribuindo para que atividades essenciais continuem funcionando.

Artigos Relacionados

Acompanhe notícias e tendências do mercado ambiental

Veja mais

Assine nossa newsletter para receber novidades da Allonda!


WhatsApp Fale com nosso Comercial agora via WhatsApp