BLOG

O que é Bioengenharia e em quais segmentos pode ser aplicada?

Soluções de engenharia de alta performance com menos impactos ambientais. A engenharia tradicional associada às estratégias que consideram a preservação de sistemas biológicos é conhecida como Bioengenharia e desempenha um papel fundamental nos processos de recuperação ambiental, atendendo boas práticas de sustentabilidade.

A Bioengenharia pode ser aplicada em diferentes segmentos:

Mineração, portos e hidrovias

A atenção aos riscos eminentes no setor de mineração, associados à gestão de resíduos, de água e de efluentes para evitar a contaminação do solo e de aquíferos, além da necessária manutenção recorrente de portos e hidrovias, coloca a bioengenharia como base na prevenção e resolução de problemas ambientais ligados a esses serviços. Realizando a correção do curso da água, a recuperação de afluentes, reconformação de margens e propiciando a fauna e a flora locais.

Sustentabilidade para a retomada no setor industrial

Durante a reunião realizada pela Confederação Nacional da Indústria, o embaixador da União Europeia no Brasil destacou o papel da sustentabilidade como base para a retomada econômica após a pandemia. O que significa um investimento maior em soluções que equilibram o trabalho operacional com o compromisso de preservar recursos naturais e gerir os resíduos. Com soluções de curto prazo e eficiência ao longo do tempo, a bioengenharia pode contribuir com esse momento de retomada que será mais sustentável, com a criação de estratégias que visam recuperar áreas degradadas, por exemplo.

Soluções para a gestão do trabalho próximo a barreiras e encostas, adequando o solo para a realização de obras e adotando cuidados que consideram a segurança e o bem-estar das obras, profissionais, comunidade e bioma ao redor.

Infraestrutura verde e obras de saneamento

A influência da infraestrutura nas cidades diz respeito também à capacidade de gestão e investimento na área de desenvolvimento urbano, contemplando aspectos sensíveis à área ambiental com a remediação de áreas com esgoto a céu aberto, a criação de áreas verdes que contribuem para a prevenção de enchentes, criando projetos que ajudam a melhorar a qualidade do ar e restauram a biodiversidade, tudo isso integrado ao desenvolvimento das cidades.

Não se trata de um trabalho exclusivamente ambiental, mas da engenharia com aplicações sustentáveis, assumindo um papel múltiplo para a realização de boas práticas em todos os segmentos onde atua.

Artigos Relacionados

Acompanhe notícias e tendências do mercado ambiental

Veja mais

Assine nossa newsletter para receber novidades da Allonda!


WhatsApp Fale com nosso Comercial agora via WhatsApp