BLOG

O que são lagoas de emergência em estações de tratamento industriais?

Lagoa Emergencia

O nome parece alarmante. Mas, na realidade, ele traduz uma técnica que é bastante comum em indústrias variadas. Você sabe o que são lagoas de emergência? Neste post falamos um pouco mais da função deste sistema.

O uso das lagoas de emergência.

Apesar do nome, lagoas de emergência são estruturas planejadas e estão presentes em muitas estações de tratamento industriais. Como explica Lucas Espinelli, coordenador comercial do mercado de fertilizantes da Allonda, “normalmente a principal função delas é armazenar algum erro de produção ou tratamento”. Ou seja, elas estão lá para receber efluentes fora do parâmetro e servem de contingência. E é nesse sentido que são emergenciais. São uma solução ágil que evita a contaminação do corpo hídrico. Mas, segundo Lucas Espinelli, para que as lagoas de emergência sejam de fato uma solução do ponto de vista industrial, quando utilizadas é necessário rapidamente realizar o devido tratamento no efluente canalizado. Assim, a lagoa poderá ficar novamente disponível em caso de uma nova emergência.

É bastante simples entender como uma lagoa de emergência funciona. Quando os MVPs (Valores Máximos Permitidos) dos efluentes estão acima do estipulado, eles são desviados – ou seja há um by-pass – até a lagoa. Lá devem ser devidamente tratados e ajustados. Mas, é importante tomar cuidados para que a lagoa não se torne de fato uma solução paliativa. Para ser uma solução a longo prazo, a lagoa deve ser impermeabilizada e possuir entradas e saídas de efluentes devidamente definidas, por exemplo.

 

As lagoas de emergência nas indústrias.

Dois exemplos de indústrias que usam as lagoas de emergência são a de Papel e Celulose e de Fertilizantes. Damaris Gomes, Coordenadora Comercial da área de Papel e Celulose da Allonda conta que é comum essa solução atuar como um backup: “Faz parte do processo. Normalmente o efluente em desacordo é desviado para a lagoa de emergência e estudado uma solução de tratamento para aquele resíduo atípico de forma que não interfira na ETDI, ou seja, estação de tratamento de despejos industriais”.

A Allonda tem larga experiência com lagoas de emergência, ajudando a aumentar a competitividade das indústrias também através de estudos para redução de volume de rejeitos gerados, valoração desses resíduos e remediação de áreas contaminadas. Neste link há um estudo de caso interessante sobre o assunto.

 

Emergência, só no nome.

As lagoas de emergência padrões são na verdade soluções de longo prazo, planejadas para criar uma atuação mais sustentável. Assim, sustos e contaminações do meio ambiente são evitadas prevenindo emergências reais que podiam vir a acontecer.

E, agora que você já sabe um pouco mais sobre essa importante solução, que tal compartilhar este post? Assim como as lagoas, não é de fato uma emergência, mas pode ajudar muitas indústrias a atuarem com mais sustentabilidade.

Artigos Relacionados

Acompanhe notícias e tendências do mercado ambiental

Veja mais

Assine nossa newsletter para receber novidades da Allonda!



WhatsApp Contato via WhatsApp