BLOG

Case de sucesso: Tratamento de Águas Pluviais

Escassez de água é um tema cada vez mais em pauta sendo inclusive um dos temas de nossas lives especiais de 20 anos de Allonda. No Espírito Santo, a Allonda teve a oportunidade de trabalhar em um importante projeto para reduzir a poluição e permitir que haja mais água disponível para uso, com a construção de uma Estação de Tratamento de Águas Pluviais, projeto que vem se mostrando um completo sucesso! Nossos profissionais atuaram em todos os processos da obra, desde o projeto, construção até a operação da estação de tratamento.

Para trazer mais detalhes sobre o caso, conversamos com João Maciel, Gerente Geral de Projetos na Allonda, que participou da obra desde o início:

  • Qual era o problema a ser solucionado?

Por estar em uma área litorânea, o cliente deve assegurar que mesmo as águas de chuva, quando captadas em sua planta, cheguem ao oceano livre de impurezas, em uma qualidade dentro da lei. Portanto, para auxiliar nessa questão, desenhamos uma estação de tratamento para essas águas, assim quando chove, a estrutura recebe toda a água e retira as impurezas.

  • Quais foram os principais desafios encontrados durante o planejamento e a execução da obra?

Como todo projeto de engenharia, é fundamental termos todas as licenças ambientais e neste caso ainda envolveu a necessidade de supressão vegetal, que é outro ponto de atenção. Também lidamos com um prazo curto para iniciar a operação e fornecimentos complexos.

  • Qual foi o ciclo/mecanismo da operação/obra?

A obra foi implantada com diversos regimes de trabalho para viabilizar o planejamento. Mesmo com todos os problemas citados e as complicações causadas pela COVID-19, conseguimos entregar o serviço no prazo estabelecido com o cliente. Atualmente, temos uma bacia de reservação (denominada pulmão), que absorve a “trombas” de água ocasionadas por chuvas torrenciais e uma planta de tratamento de águas pluviais com capacidade de 4 mil m³/ hora, que está sendo operada em regime de 24 horas e 7 dias por semana.

  • Quais foram os resultados e ganhos obtidos com a realização do projeto?

Além de solucionarmos a necessidade do cliente, implantamos uma nova tecnologia construtiva, utilizamos equipamentos AllPrime com alto nível de excelência e obtivemos resultados financeiros acima das expectativas.

  • O projeto executado também serviria pare empresas de outros segmentos? Quais?

O sistema pode ser implantado em qualquer tipo de indústria e em captações para tratamento de água em empresas públicas. O reaproveitamento de água é outra possibilidade aberta neste projeto, já que a água tratada está em qualidade para reuso em algumas atividades. Em projetos específicos o tratamento pode ser moldado para usos específicos, reduzindo assim a quantidade de “água nova” a ser consumida.

Independentemente do tamanho ou segmento da sua empresa, nossas soluções de engenharia possuem a expertise necessária para atender as suas necessidades de forma customizada e eficaz. Acesse o Clique aqui e conheça as especificações da obra e os demais serviços oferecidos por nós.

Siga-nos nas redes sociais e acompanhe as novidades sobre sustentabilidade, projetos e o dia a dia do time Allonda: Facebook | LinkedIn | Instagram

Artigos Relacionados

Acompanhe notícias e tendências do mercado ambiental

Veja mais

Assine nossa newsletter para receber novidades da Allonda!


WhatsApp Fale com nosso Comercial agora via WhatsApp