BLOG

Como aplicar a água de reuso na indústria de alimentos e bebidas

O estudo Água na Indústria: Uso e Coeficientes Técnicos, de 2017, mapeou a demanda da indústria de transformação brasileira, constatando que somadas, as vazões de retirada de água pela indústria de produtos alimentícios e de bebidas chegam a 21,7%.

Na indústria de alimentos e bebidas, além do uso de água potável como um ingrediente para a fabricação dos produtos, há necessidade do líquido para diversas outras aplicações dentro da planta, o que torna a água de reuso uma alternativa viável e econômica. Por isso implantar um processo de gestão de água inteligente e voltado a fechar o ciclo deste insumo é fundamental.

As soluções para a gestão deste recurso incluem:

Estações de tratamento de efluentes industriais e água: a implementação de estações de tratamento contribui para otimização do uso desse recurso. A partir de estudo individualizado é possível criar um tratamento que proporcione água em pureza adequada para o reuso em outras atividades, o que contribui com a redução dos impactos ambientais causados pelo uso excessivo de água e gera economia na compra de “água nova”.

Limpeza de máquinas e equipamentos: processos de fabricação que levam água e são aquecidos geram vapor e esse vapor e a água resultante desse processo de vaporização pode ser destinada para o uso em limpeza de máquinas e equipamentos;

Jardins e áreas comuns: a água derivada de processos industriais e até aquela que já passou por um primeiro processo de tratamento pode ser reutilizada na rega de jardins e para a limpeza dos espaços. Isso é possível graças a tecnologias e procedimentos especializados.

– Sanitários: o reuso da água também pode ser realizado em sanitários, para o descarte dos resíduos, eliminando o desperdício de água potável nesses casos.

Existem muitas possibilidades e tecnologias disponíveis para o reaproveitamento da água. Contribuindo com o uso em novos processos que tragam mais eficiência para as operações e oferecendo novas fontes de economia para a indústria de alimentos e bebidas.

Artigos Relacionados

Acompanhe notícias e tendências do mercado ambiental

Veja mais

Assine nossa newsletter para receber novidades da Allonda!



WhatsApp Fale com nosso Comercial agora via WhatsApp