BLOG

O que faz uma empresa de recursos hídricos

A discussão sobre a preservação dos recursos hídricos é tema recorrente no Brasil e no mundo. Segundo o Itamaraty, “o Brasil detém 12% das reservas de água doce do planeta, perfazendo 53% dos recursos hídricos da América do Sul”. Apesar de parecer abundante, esses recursos são finitos e trabalhar sua gestão é essencial para que durem por mais tempo e sejam melhor distribuídos para a população e para o uso em atividades econômicas.

Além do trabalho de gestão da água na área pública, o setor privado também notou a necessidade de gerir esse recurso, sem deixar de levar produtividade e economia para suas atividades. É nesse cenário que as empresas de recursos hídricos atuam, ao oferecer soluções viáveis para tratamento e reutilização dos recursos hídricos em processos industriais.

As empresas de recursos hídricos estão trabalhando para atender todo o processo produtivo. A Allonda, por exemplo, tem como uma de suas frentes a oferta de soluções que contemplam todo o ciclo da água, contribuindo para a redução considerável do descarte.

Entenda quais atividades uma empresa de recursos hídricos desenvolve:

Tratamento de água: desenvolvimento de projeto de engenharia com implantação e operação dos processos, estimulando a água de reuso para diferentes finalidades, inclusive reaproveitamento em processos industriais.

Tratamento de esgoto sanitário: o tratamento de esgoto sanitário permite a transformação do lodo biológico em biomassa e fertilizantes. Esta é uma tecnologia patenteada pela Allonda, que trabalha com equipes técnicas multidisciplinares diferentes tecnologias para tratamento de esgoto. Este processo também permite o retorno de água limpa para os cursos d’água, diminuindo a carga de material poluído ou contaminado que chega a esses locais.

Tratamento de efluentes industriais: incluem soluções para tratamentos biológicos aeróbicos e anaeróbicos e tratamentos físico-químicos. Tais práticas tem como objetivo reduzir e até eliminar, quando possível, as cargas poluentes na indústria. Assim como no caso do tratamento de esgoto, impede o despejo de efluentes no ambiente, causando impacto positivo na proteção de rios e oceanos.

Além das atividades mencionadas, os projetos para a gestão de recursos hídricos oferecidos pela Allonda incluem desde o projeto de engenharia até a construção, operação e manutenção de estações de tratamento. Consideramos em todos os casos o fechamento do ciclo da água, o que possibilita a diminuição de custos financeiros e de impacto ambiental da atividade industrial.

Encontrar soluções que ajudam a indústria a gerir o uso de água é fundamental para equilibrar a distribuição do recurso e contribuir para que ele possa durar por um longo tempo.

Artigos Relacionados

Acompanhe notícias e tendências do mercado ambiental

Veja mais

Assine nossa newsletter para receber novidades da Allonda!



WhatsApp Fale com nosso Comercial agora via WhatsApp