Todo o lixo proveniente dos hábitos residenciais, da indústria e das empresas é descartado em esgotos. Tratar esses resíduos é indispensável para impedir que doenças infecciosas e parasitárias contaminem a população.
Apesar do perigo, no Brasil mais de 100 milhões de pessoas fazem uso de redes alternativas de saneamento básico, utilizando fossas ou despejando o esgoto diretamente em rios.
O tratamento do esgoto é realizado a partir da remoção de poluentes químicos, físicos e biológicos nas grandes estações de tratamento. Esses locais costumam utilizar um método desenvolvido na Inglaterra para realizar o tratamento através de lodo ativado que passa por fase líquida e sólida.
A Allonda diversifica as soluções para tratamento de esgoto, criando alternativas para o descarte consciente dos resíduos que serão inutilizados e realizando o tratamento adequado daqueles com possibilidade de reutilização.
O esgoto passa por alguns processos para que seja tratado, são eles:
- Drenagem: recolhimento de águas residuais produzidas;
- Elevação: das águas produzidas com a finalidade de vencer desníveis do relevo;
- Tratamento: correção das características físicas, químicas e microbiológicas da água em consideração às características do meio receptor;
- Processamento de lamas: tratamento e destino final de lamas geradas;
- Destino final 1: encaminhamento de lamas para destino final adequado;
- Reutilização: das águas residuais tratadas para fins compatíveis com a qualidade;
- Destino final 2: descarga no meio receptor das águas residuais tratadas.
Antes de implantar as estações de tratamento, a Allonda desenvolve projetos de engenharia para atender as necessidades do ambiente e do tipo de esgoto produzido ali.
Uma das soluções que a empresa oferece surgiu a partir das descobertas realizadas pelo investimento em pesquisa e desenvolvimento para transformar lodo biológico em biomassa e fertilizantes. Esta é uma tecnologia que reforça o posicionamento da companhia quando o tema é Economia Circular.
É importante contratar uma empresa de confiança, que mantenha um grupo de profissionais competentes e estrutura de equipamentos e soluções reconhecidas que apresentem caminhos sustentáveis para a destinação do esgoto.