• English
  • Português
  • Español

BLOG

Paradas de manutenção industrial: Como ter sucesso

Mesmo com toda sua importância para a economia de um país, nenhuma indústria pode funcionar a todo vapor durante o ano inteiro. Sempre é necessária a realização de manutenções periódicas preventivas para que se possa continuar a produção sem perdas. Para isso, é preciso, sim, suspender as atividades por determinado tempo. São as chamadas paradas de manutenção ou paradas técnicas industriais.

Com o fim do ano se aproximando, as empresas já devem se programar para a realização da parada técnica. Durante esse período, são realizadas ações de manutenção preventiva em equipamentos e sistemas. Assim, é possível mitigar riscos durante a atividade industrial no ano seguinte ou até mesmo alcançar novos e melhores índices de produtividade.

 

Planejamento é ponto-chave do sucesso

Para que se tenha sucesso no processo de manutenção durante a parada, é preciso muito planejamento. Afinal, é uma ação que envolve a suspensão das atividades de plantas industriais inteiras e é necessário o trabalho de muitos profissionais de diferentes áreas.

O planejamento deve considerar dados e informações operacionais de todos os setores da empresa. A partir da análise desses dados, é possível estabelecer quais serão os custos da manutenção e toda a logística do processo.

Todo esse planejamento tem como objetivo alocar recursos corretos, no melhor tempo possível, propiciando a execução correta do trabalho.

 

Envolva sua equipe nas paradas de manutenção

Para que a parada de manutenção industrial seja bem-sucedida, é preciso que toda a equipe esteja engajada e treinada previamente. É importante que cada profissional saiba a importância de seu trabalho neste momento e tenha liberdade também para propor soluções criativas e eficazes.

Assim, é imprescindível que haja uma parceria e um alinhamento entre todos os setores envolvidos com o processo de parada. Dessa forma, toda a equipe estará preparada para lidar com imprevistos e com o redirecionamento de ações e recursos.

 

Trabalhe com empresas de confiança

Em muitos casos, será necessária a contratação de empresas especializadas em determinados serviços de manutenção. Por isso, é importante garantir a eficiência e qualidade nos serviços prestados por elas.

Procedimentos como limpeza de torres de resfriamento, de lagoas industriais e remoção de sedimentos são alguns exemplos de ações que podem exigir a contratação de fornecedores. Busque sempre empresas que possam trazer ainda mais eficiência para a manutenção, interferindo o mínimo possível no restante do processo.

 

Aprenda com os erros

Por ser uma manutenção realizada periodicamente, é importante que a indústria analise os resultados de cada parada técnica. Assim, é possível perceber se ocorreram falhas ao longo do processo ou mesmo encontrar soluções que possam trazer melhores resultados.

Afinal, as paradas de manutenção devem ser realizadas periodicamente, pelo menos uma vez ao ano. Então, sempre vale o aprendizado para o ano seguinte!

 

Sustentabilidade

As paradas de manutenção são essenciais para aspectos de sustentabilidade de qualquer indústria. Assim, são peças-chave para a continuidade da produção a cada ano. A Allonda atua com soluções ambientais sustentáveis, nos segmentos de gestão de água e de resíduos, infraestrutura e dragagem. Conheça nossas soluções e conte conosco para o sucesso da sua parada de manutenção industrial.

Artigos Relacionados

Acompanhe notícias e tendências do mercado ambiental

Veja mais

Assine nossa newsletter para receber novidades da Allonda!



WhatsApp Fale com nosso Comercial agora via WhatsApp