Um sistema focado no movimento circular dos recursos naturais. Essa é uma explicação resumida do que é economia circular. E saber como ela pode otimizar os processos da indústria pode ser o diferencial que faltava para a sua empresa alcançar o desenvolvimento sustentável em 2022.

O assunto dessa matéria é, certamente, um dos mais interessantes que você irá ler hoje. O tema abordado é atual e imprescindível para as empresas de todos os setores. É sobre práticas para aproveitar melhor os recursos naturais e tornar processos mais eficientes.

Para detalhamos um pouco mais a ideia da economia circular na indústria, neste artigo você verá:

  • O que é a economia circular na indústria
  • Quais os benefícios da economia circular
  • Qual a importância da economia circular para o futuro do planeta
  • Como aplicar a economia circular  na sua indústria
  • Curiosidade: os blocos da economia circular

O que é a economia circular na indústria

Quando o foco está todo na indústria, a economia circular pode ser aplicada em todas as etapas do processo produtivo,  desde o início, com o melhor uso dos recursos naturais. E vai até o final do processo, quando, ao invés de descartar o que foi gerado, considera-se o reaproveitamento do material no ciclo produtivo ou, ainda, em um novo ciclo, valorando esse recurso.

Para a Confederação Nacional das Indústrias, a CNI, os princípios da economia circular estão ligados ao DNA de todo setor industrial. “Agregar valor aos recursos naturais e entregá-los à sociedade é um dos propósitos da indústria”.

Em relação ao assunto no Brasil, podemos considerar uma pesquisa realizada pela própria CNI. Ela mostra que a prática da economia circular é uma realidade em mais de 76% das empresas da indústria.

Sobre os exemplos de economia circular nas empresas, a pesquisa indicou que as práticas mais comuns são: otimização de processos, uso de insumos circulares e a recuperação de recursos naturais.

Quais os benefícios da economia circular

A lista de benefícios da economia circular é bastante extensa. Um deles é o aumento da competitividade da indústria, inclusive, em setores com relação com o mercado externo.

A melhoria dos processos é um verdadeiro incentivo para a inovação e o sucesso das empresas. E considerar a sustentabilidade como ferramenta de transformação nos processos de inovação é um caminho que tem sido seguido pelas organizações em todo o mundo. Por este motivo,  há uma grande acessibilidade a esse assunto de importância mundial. Hoje, há informações e espaço para que empresas de todos os setores e portes apostem nesse tipo de estratégia de negócio.

No fim das contas, ficou mais claro que a aposta na economia circular é uma forma muito interessante para promover o desenvolvimento sustentável das indústrias e do planeta. Qual a importância da economia circular para o futuro do planeta

Ainda que as pesquisas demonstram um ponto positivo e há uma boa expectativa para a economia circular na indústria, é possível notar que ainda existe um longo caminho pela frente. O principal desafio está em criar o fluxo circular dos recursos fora das instalações.

 

Um ótimo começo para as empresas é pensar na criação de projetos que visem a valoração desses recursos. Como fazer isso? Especialmente, com a viabilização de inovações sustentáveis. Um bom conselho é pensar na cadeia circular como um todo, até no pós-consumo.

A embalagem que pode ser feita da celulose, vinda de árvores plantadas, também é aquela que se torna reciclável, não sendo descartada no meio ambiente. Esse é um exemplo de um processo que tem um começo e um fim totalmente sustentável e, obviamente, circular.

Se a gente traz o assunto que parte da indústria, passa pelas empresas e chegam aos consumidores finais, a gente também nota uma importância socioeconômica. Segundo a PwC, uma organização de network global presente em 156 territórios e formada por mais de 295 mil profissionais em busca de resultados sustentáveis, os consumidores esperam que os varejistas lidem com os resíduos de maneira responsável.

Como aplicar a economia circular na sua indústria

É provável que tenha ficado claro até aqui que a preservação do planeta é assunto de todos, inclusive, das indústrias, certo? Isso explica porque tantos modelos de negócios estão sendo pensados considerando estratégias de proteção ao meio ambiente.

E neste momento que você pode conhecer um pouco mais sobre a Allonda e como ela pode ser parceira da sua indústria neste desafio. A empresa atua com foco na  economia circular em todos os projetos desenvolvidos para as indústrias de diversos setores no país. A ideia é que os recursos sejam usados de forma eficiente e totalmente sustentável.

Estamos falando sobre minimizar a geração de resíduos, valorar o que é gerado e dar uma destinação circular nos processos. Buscando o reaproveitamento e transformação do seria descartado no processo tradicional. 

Mesmo as indústrias mais lineares que existem, como a de Óleo & Gás, podem aplicar a economia circular e lidar com os resíduos industriais perigosos de maneira sustentável..

Curiosidade: os blocos da economia circular

Agora que você já viu como a economia circular pode atuar na indústria de modo muito positivo e auxiliando no desenvolvimento e crescimento sustentável da organização, vale fixar em sua mente  os chamados 5 Rs. Eles significam “Repensar”, “Reduzir”, “Reutilizar”, “Reciclar” e “Recusar”. O conceito tem relação com todos os tópicos que mencionamos acima e tem como objetivo final uma cadeia produtiva sustentável.

Na dúvida sobre como ter uma empresa sustentável, que aplica a economia circular no dia a dia, consulte uma empresa especializada, que usa a engenharia sustentável como premissa em  todos os seus projetos e parcerias, como é o caso da Allonda.