Hoje, não é novidade para nenhuma indústria que a destinação correta dos resíduos é um assunto importante que precisa ser debatido e, mais do que isso, resolvido. O problema é que poucas empresas sabem como fazer o gerenciamento de resíduos industriais.

O perigo em destinar de forma errada os resíduos no meio ambiente, vai do risco de contaminação do solo e poluição hídrica à ameaças à vida animal e humana. Além do mais, o descarte irregular é crime.

A boa notícia é que existem alternativas para fazer o manejo adequado em todas as empresas. Isso sem agredir o meio ambiente e contribuindo de forma positiva para o valor agregado da empresa. No fim, todos saem ganhando!

A lei sobre o gerenciamento de resíduos

Ao planejar o gerenciamento dos resíduos da sua empresa, é preciso lembrar que existe uma lei que regulamenta esta ação. Ela é chamada de PGRS (Política Nacional de Resíduos Sólidos) e está descrita como Lei 12.305, de 2010.

E é nesse ponto que entra a dúvida de muitos gestores e CEO: como é que é possível elaborar um plano que se adéque a lei? A implementação de uma gestão de resíduos exige vários cuidados e até mesmo desafios. A tarefa não é fácil, porém, traz grandes resultados.

É possível notar a redução de custos e de desperdícios. Além disso, ao se adequar a política, a empresa dá um grande passo na direção do desenvolvimento sustentável.

Mas para que isso aconteça, toda a empresa deve passar por uma mudança cultural. A partir de métodos traçados, os colaboradores podem se conscientizar sobre a importância da gestão de resíduos e entenderem que essa responsabilidade é de todos.

Agora, como implementar o plano na sua empresa?

Por onde começar a fazer o plano de gerenciamento de resíduos

Existem boas práticas de controle de geração de resíduos e muitas vantagens em ter um plano de gerenciamento de resíduos sólidos. No entanto, a pergunta é: por onde começar? É nessa hora que vale a pena contar com uma parceria sustentável.

Primeiro porque vai ser preciso conhecer os tipos de planos que existem. Por exemplo, há um plano focado somente em resíduos sólidos especiais. Outro é para os serviços de saúde. Tem a construção civil e os planos de resíduos sólidos urbanos, entre outros.

Na sequência, leve em conta que existem requisitos que devem estar dentro da PGRS. Por exemplo, a descrição dos empreendimentos, os responsáveis, a periodicidade da revisão do estudo, a lista de ações que serão executadas e muito mais.

Isso porque a prioridade na gestão deve seguir a ordem de: não geração, redução, reutilização, reciclagem, tratamento e disposição final. Só que para considerar a destinação dos insumos, os especialistas devem levar em conta as características individuais de cada empresa.

Quem é a Allonda

A Allonda é uma empresa especializada na gestão de resíduos e pode ser essa parceria que faltava para que a sua empresa se torne mais sustentável e esteja de acordo com as leis ambientais.

Até mesmo porque ficou claro que seguir a legislação ambiental exige um plano muito bem feito. Para criar esse documento de forma assertiva e condizente com a realidade da empresa, será preciso contar com a expertise de mercado. E a Allonda possui essa qualificação.

Outra questão que também já está clara para quem acompanha os movimentos globais, é que todas as indústrias do futuro irão se adequar às normas que ditam regras sobre as leis ambientais. E criar um plano de gestão de resíduos sólidos é, certamente, um dos primeiros passos nesta direção.

Visando a redução de custos, o valor agregado ou as certificações, saiba que você e a sua empresa podem contar com a Allonda.

O que a Allonda faz

A Allonda coloca a sustentabilidade como protagonista em todos os seus projetos. Além disso, possui uma equipe multidisciplinar com profundo conhecimento sobre a lei de resíduos sólidos. Por isso, é a parceira ideal para ajudar você a gerenciar os resíduos gerados pela sua indústria de modo sustentável.

A empresa atua através da criação de um plano de gestão de resíduos, levando em conta a geração, o armazenamento, a coleta/transporte, o tratamento e a destinação dos resíduos da sua empresa.

Além do plano, sua atuação abrange a eficiência de todo o projeto, bem como a manutenção desta gestão, proporcionando ganhos operacionais relevantes também do ponto de vista de mercado, garantindo um diferencial competitivo para a empresa em relação à concorrência.

Você não vai perder essa oportunidade de ter ao lado uma empresa parceira como a Allonda. Então, entre em contato agora mesmo, faça um orçamento online.