BLOG

3 soluções ambientais para agronegócio

É possível pensar em agronegócio e meio ambiente como áreas integradas, que colaboram juntas para o desenvolvimento sustentável. O importante é entender e analisar como o setor pode se valer de soluções que tornem seu trabalho menos nocivo para o meio ambiente e ao mesmo tempo ajude a movimentar a economia, gerando emprego e renda.

Pensando nisso, listamos três soluções para o agronegócio que podem aumentar sua contribuição com a área ambiental sem perder em produtividade e competitividade:

Reuso de água: para aumentar a eficiência no uso dos recursos hídricos, o agronegócio pode adotar soluções para reuso de água que incluem a criação de sistemas de irrigação. Esse sistema consiste no reaproveitamento da água utilizada em outros processos e que passa por estações de tratamento para que esteja nas condições adequadas para irrigação da lavoura.

Tratamento de efluentes: as estações de tratamento de efluentes ajudam a reduzir e eliminar o volume, concentração e toxicidade de cargas poluentes. Até mesmo o lodo gerado por esse tratamento pode ser reaproveitado. A partir de estudo é possível analisar o material para produção de fertilizantes ou até mesmo energia elétrica, a partir da queima. A água resultante do processo também pode ser reutilizada, tornando o processo ainda mais vantajoso.

– Gerenciamento de resíduos: a gestão dos resíduos é fundamental para evitar a contaminação de alimentos e água, por exemplo, tendo alto impacto na qualidade da produção. O trabalho de gestão dos resíduos envolve planejamento e a elaboração de estudos que possam dar nova destinação a esses resíduos, evitando que contaminem áreas e agregando valor a eles a partir de uma nova utilidade em lugar do descarte.

Toda a cadeia produtiva do agronegócio pode ser beneficiada economicamente com soluções ambientais que ajudem a gerir os recursos através da implementação de soluções adequadas.

Artigos Relacionados

Acompanhe notícias e tendências do mercado ambiental

Veja mais

Assine nossa newsletter para receber novidades da Allonda!


WhatsApp Fale com nosso Comercial agora via WhatsApp