BLOG

Como é feito o tratamento de lodo industrial

A Política Nacional do Meio Ambiente, que tem seus termos dispostos pela Lei nº 6.938/81, apresenta as diretrizes para o uso adequado dos recursos naturais, orientando sobre a utilização destes, além de definir os princípios para o uso racional do solo, subsolo, ar e água.

Além disso, a Lei 12.305/10 define o que é resíduo e o que são rejeitos, apresentando aqueles que podem ser reutilizados de acordo com as determinações da Política Nacional de Resíduos Sólidos, como o lodo gerado nas Estações de Tratamento de Água.

Existem diferenças entre o lodo gerado no tratamento de água e no tratamento de esgoto. O primeiro constitui partículas como microrganismos sólidos e inorgânicos resultantes de produtos químicos como coagulantes, alcalinizantes e outros. Já o segundo caso tem maior potencial de contaminação por metais pesados e microrganismos patogênicos.

Para além de seguir a legislação, o compromisso da indústria com o meio ambiente e com o desenvolvimento sustentável exige que ela encontre soluções para o tratamento dos resíduos, contaminados ou não, assegurando o descarte adequado e o reaproveitamento dos materiais.

Duas soluções para o tratamento do lodo industrial que tem apresentado mais vantagens e rentabilidade para a indústria são o tratamento por geossintéticos e o tratamento de resíduos por torre de desidratação.

  • Tratamento por geossintéticos: apresenta baixo custo de operação e implantação. Seu processo consiste no bombeamento do material, filtragem e consolidação. O geossintético ajuda a drenar o material acondicionado nele, separando a parte líquida da sólida, permitindo a reutilização dos sedimentos e da água, após tratamento.
  • Torre de desidratação: desenvolvida e patenteada pela Allonda, a torre é aplicável a todos os tipos de efluentes industriais e resíduos do agronegócio. O equipamento reutiliza o bag vertical geossintético em diversas operações e é eficiente na contenção e desidratação de massa sólida.

Alternativas viáveis e de baixo custo podem contribuir para que a sua empresa esteja em dia com as questões ambientais e ainda economize ao investir no tratamento e reutilização de resíduos.

Artigos Relacionados

Acompanhe notícias e tendências do mercado ambiental

Veja mais

Assine nossa newsletter para receber novidades da Allonda!



WhatsApp Fale com nosso Comercial agora via WhatsApp