BLOG

Conheça as etapas do serviço de gerenciamento de resíduos

A geração de resíduos é consequência natural das nossas atividades de consumo e produção. A principal geradora atualmente, sejam resíduos sólidos, líquidos ou gasosos é a atividade industrial. Mas isso não significa que as indústrias devam ser vistas como vilãs. Esses resíduos se bem cuidados, podem ser reaproveitados ou terem seu impacto no meio ambiente diminuído. Este é o objetivo do gerenciamento de resíduos.

Apresentar propostas que deem a destinação correta para os resíduos tem sido uma alternativa que busca equilibrar a relação entre meio ambiente e crescimento produtivo, trazendo para as empresas e sociedade o desenvolvimento sustentável.

A gestão dos resíduos domésticos é realizada a partir dos serviços de coleta de lixo e saneamento. Já na indústria, ela deve ser implementada como forma de tratar materiais com especificidades diferentes das contidas no lixo comum, que podem conter substâncias prejudiciais à saúde humana.

Na Allonda, as empresas têm à disposição o nosso serviço de gerenciamento de resíduos, que consiste em quatro etapas: preparo, movimentação, transformação e destinação.

Preparo – após o diagnóstico do resíduo, elaboramos documentações, planejamento e atividade das rotinas internas, como manejo, caracterização e, no caso das indústrias, operações na Central de Tratamento dos Resíduos (CTDR).

Movimentação – coleta dos resíduos por veículos específicos para o transporte adequado e destinação correta.

Transformação – tratamento dos resíduos, que podem acontecer por meio da reciclagem, valoração e aplicação do conceito Economia Circular.

Destinação – disposição adequada ambientalmente (aterros autorizados).

Faz parte desse processo o que chamamos de Aterro Zero. Em todos os projetos realizados, nos comprometemos a enviar a menor quantidade possível de resíduos aos aterros, utilizando o método de valoração para reaproveitar materiais e inseri-los novamente ao ciclo produtivo. Além disso, nossos projetos são 100% personalizados, o que significa que o modelo de negócio, objetivo e as características fisioquímicas dos resíduos são levados em consideração no momento da elaboração das atividades.

Contribuir para o surgimento de empresas economicamente sustentáveis é uma de nossas pautas principais. A engenharia ambiental desenvolvida pela Allonda trouxe ao mercado soluções que tornam a gestão dos resíduos ainda mais eficiente, evitando que materiais tóxicos sejam descartados no meio ambiente.

Artigos Relacionados

Acompanhe notícias e tendências do mercado ambiental

Veja mais

Assine nossa newsletter para receber novidades da Allonda!



WhatsApp Fale com nosso Comercial agora via WhatsApp