No nosso dia a dia, palavras como resíduos, rejeitos, efluentes e sedimentos são muito comuns, já que trabalhamos com esses elementos. Mas, no vocabulário de muitas pessoas, esses termos são pouco conhecidos.
Hoje, vamos esclarecer o que significam cada uma dessas palavras e o porquê é tão importante saber o que é cada uma delas.
– Resíduos: A palavra resíduo tem sido popularmente utilizada por conta das campanhas que incentivam de reciclagem e que incentivam ações como a separação de lixo. Mas você sabe o que é considerado resíduo? Todo material, substância ou bem descartado que seja passível e imprescindível o tratamento é considerado resíduo, ou seja, que podem ser reutilizados ou reaproveitados como insumos para outros produtos após processo de transformação.
– Rejeito: Os rejeitos são as “sobras” que não são passíveis de tratamento. O que quer dizer que esse material já passou por todas as etapas de recuperação e não apresenta mais possibilidades de uso, sendo necessário descartá-lo, mas em ambiente apropriado para tal.
– Efluentes: É o termo usado para caracterizar especificamente os despejos líquidos provenientes de diversas atividades ou processos.
– Sedimentos: Os sedimentos são produzidos a partir da erosão de rochas e solos dissolvidos ou suspensos em líquidos ou transportados pela ação do vento. Os sedimentos podem ser facilmente encontrados em leitos de rios e lagos, sendo responsáveis pelo assoreamento de corpos d’água.
Muitos resíduos são gerados pelas ações do homem. Uma boa alternativa para os que desejam diminuir seus impactos no ambiente é o Princípio dos 3R’s: reduzir, reutilizar e reciclar. Este conceito foi criado com o intuito de promover a prevenção e não-geração de resíduos, além da adoção de padrões de consumo sustentáveis.
Especialmente para as indústrias, a gestão de resíduos, rejeitos, efluentes ou sedimentos tem sido pauta mundial recorrente por dois principais motivos:
- O impacto ambiental dos resíduos, dado os grandes volumes que são gerados nos processos produtivos industriais, bem como pela necessidade de tratamento, transformação e destinação adequada destes resíduos;
- A possibilidade de reduzir custos com uma gestão eficiente de resíduos por meio da valoração;
- E a reputação das indústrias, já que o consumo consciente tem ganhado muitos adeptos, fazendo com que os clientes finais, especialmente as novas gerações, estejam mais engajados na causa ambiental e se preocupem com a cadeia produtiva dos produtos que consomem.
Especialista no assunto resíduos, a Allonda tem desenvolvido soluções de engenharia que geram melhoria em processos industriais e ainda fomentam cuidados com o meio ambiente. Dentre vários serviços, realizamos limpeza técnica industrial, gerenciamento de resíduos industriais, tratamento de resíduos industriais e transformação de resíduos industriais em matéria-prima.