Equipamentos de dragagem: alto desempenho, versatilidade e baixo impacto ambiental

Draga

Como já falamos, a dragagem é um procedimento de escavação de sedimentos com aplicação em lagoas industriais, lagos e oceanos. De acordo com a literatura técnica é dividido em quatro categorias:

  • Dragagem de aprofundamento ou de implantação: criação ou ampliação de bacias portuárias, aprofundamento ou alargamento de canais de acesso, bacias de evolução em áreas costeiras, e criação de áreas aterradas para fins industriais ou portuários.
  • Dragagem de manutenção: remoção do material de assoreamento depositado naturalmente nos corpos hídricos e manutenção das profundidades dos canais de navegação e portos.
  • Dragagem de controle ambiental: remoção de material contaminado de áreas de dragagem para fins de proteção ao ambiente.
  • Dragagem de mineração: destinada à extração de minerais com valor econômico, como argilas, areias e cascalho.

A escolha do equipamento é uma etapa extremamente importante e complexa ao se planejar e executar a dragagem. Deve-se levar em conta a finalidade do projeto, a profundidade do corpo hídrico, os sedimentos que serão dragados, as condições da área etc. As dragas podem ser divididas em três tipos: mecânicas, hidráulicas e pneumáticas.

As dragas de sucção, por exemplo, utilizam bombas hidráulicas para remover os sedimentos. São extremamente versáteis e podem ser utilizadas em diversos projetos, desde pequenas ações emergenciais até obras de infraestrutura portuária e costeira.

Um exemplo de draga de sucção é a IHC Beaver 40 (B40), que tem 20,5 m de comprimento e apresenta um calado de 1,10 m. Seu motor tem uma potência de 483 Kw a uma velocidade de 1.800 rpm. É ideal para dragagens de 8 m de profundidade e sucção de 390 mm.

A Allonda trabalha com mais de dez modelos diferentes de dragas de forma a atender melhor às necessidades individuais de cada projeto.

 

Mais potência

Para tornar o trabalho ainda mais eficiente, é possível ainda aliar às dragas um equipamento chamado booster, que funciona como um potencializador da capacidade de bombeamento. Esse equipamento é utilizado, principalmente, em dragagens a longas distâncias.

Em seus projetos, a Allonda utiliza o Booster IHC 895KW, um equipamento versátil e robusto, que utiliza tecnologia de ponta para aumentar a eficiência do processo de dragagem. A melhoria na produtividade em diferentes cenários pode ser vista no gráfico a seguir, que analisa a produtividade em função da distância de bombeamento.

 

Tecnologias de controle e performance

Através das soluções ambientais e do uso de equipamentos variados, a Allonda proporciona apoio tecnológico de última geração para que a dragagem seja realizada com controle absoluto e alta performance, com monitoramento do perfil de dragagem, sensores e transmissores de dados, modelamento digital de terreno, controle de corte automático e sensores de medição de vazão e sólidos.

Com diferentes modelos de dragas e equipamentos de apoio à dragagem, a Allonda é capaz de se adaptar a cada projeto, sempre prezando por uma atuação ambientalmente responsável. Os equipamentos utilizados são modernos, apresentam alto desempenho e causam baixo impacto ambiental, emitindo menos CO2.

Além disso, todas as operações da Allonda possuem como premissa o Plano de Monitoramento Ambiental em que os riscos das operações de dragagem são mitigados, também através de medidas preventivas.

Quer saber mais sobre nossos serviços de dragagem? Fale com nossa equipe.