BLOG

O que é biomassa?

Em dezembro de 2016, o Boletim Mensal de Energia, elaborado pelo Ministério de Minas e Energia, já apontava que a biomassa estava na segunda posição entre as principais fontes de geração de energia no país, correspondendo a 8,8%.

A massa biológica, mais conhecida como biomassa, é a matéria orgânica que resulta da decomposição de materiais orgânicos como esterco, madeira, restos de alimentos, resíduos agrícolas, entre outros. É fonte de energia fundamental para a produção do Biogás – Waste to Energy (geração de energia através do lixo).

A aplicação desse tipo de energia renovável é voltada especialmente para o agronegócio, indústrias processadoras de alimentos e bebidas ou para centrais de abastecimento de alimentos (Ceasas), mas também são viáveis para estações de tratamentos de efluentes e de esgoto sanitário. Isso porque são esses setores que normalmente não reaproveitam a biomassa, ou seja, desperdiçam esses materiais orgânicos.

O uso da biomassa para geração de biogás oferece inúmeras vantagens, entre elas o baixo custo na produção de energia, a capacidade de renovação da matéria-prima, além de ser menos poluente que as demais fontes de energia, como petróleo e carvão.

Mesmo produzindo eletricidade e calor, o biogás não agride o oxigênio. Em seu processo de produção, a quantidade de CO2 gerada é suficiente para que as plantas a absorvam durante a fotossíntese.

Interessadas em aderir a esse tipo de fonte de energia, diferentes empresas têm procurado a Allonda para entender como a solução biogás funciona. Para nós, esta é uma alternativa muito relevante ao uso de matérias-primas que emitem gases poluentes, evitando que contaminem o meio ambiente e reduzindo custos ao ajudar empresas a gerarem sua própria energia.

Quer saber mais? Fale conosco!

Artigos Relacionados

Acompanhe notícias e tendências do mercado ambiental

Veja mais

Assine nossa newsletter para receber novidades da Allonda!



WhatsApp Fale com nosso Comercial agora via WhatsApp