• English
  • Português
  • Español

BLOG

O que é Economia Circular?

A economia circular surge como um novo conceito que tem como objetivo principal minimizar os impactos das ações humanas no meio ambiente através de um modelo que busca reduzir, reutilizar, recuperar e reciclar materiais e energia.

Ela substitui o conceito de economia linear, em que os resíduos são descartados. Na economia circular os materiais passam por um ciclo, aquilo que seria “jogado fora” ganha nova utilidade a partir de processos de reciclagem e recuperação que darão novas destinações.

O planeta é a grande inspiração para a economia circular. Ele vive um processo cíclico, em que nada é descartável. Tudo aquilo que chega ao fim é transformado em energia para a terra. Como por exemplo uma fruta madura que cai do pé e serve de adubo, ou seja, ela tem uma função: tornar-se energia para aquela mesma terra que lhe deu vida.

Pautada por essas questões, a Allonda tem soluções ambientais para indústrias que querem adotar a economia circular como modelo de negócio, especialmente empresas que reconhecem a importância de dar novos significados e funções aos resíduos.

Implantar esse conceito nas organizações requer um redesenho no modelo de negócio atual, pois tem alto potencial para gerar novas oportunidades de negócio, além de lhes reenquadrar dentro de um novo aspecto de impacto social e, claro, ambiental.

Com fluxos circulares, algumas possibilidades de economia circular para as indústrias são: passar a eliminar o desperdício do que pode ser transformado em matéria-prima; diminuir a poluição; reduzir custos de produção, emissão de gases poluentes; e diminuir consideravelmente o volume de resíduos descartados.

Adotar a economia circular é promover o consumo consciente e sustentável, preservando o meio ambiente com ações práticas e dentro de uma estratégia corporativa. É estar comprometido com o futuro não só das indústrias, como também das próximas gerações.

Artigos Relacionados

Acompanhe notícias e tendências do mercado ambiental

Veja mais

Assine nossa newsletter para receber novidades da Allonda!



WhatsApp Fale com nosso Comercial agora via WhatsApp