• English
  • Português
  • Español

BLOG

O que é Valoração Ambiental

Os recursos naturais são vistos pela nossa sociedade como um patrimônio de todos. Além de terem valor simbólico, já que são determinantes para nossa existência no planeta, também possuem valor monetário para as pessoas, organizações e governos.

A partir da ideia de que recursos naturais são ativos ambientais, a valoração ambiental torna-se uma ferramenta importante para a gestão do meio ambiente, já que tem por função estimular o reaproveitamento, a reutilização.

Dois conceitos baseiam o processo de valoração ambiental, são eles: economia de meio ambiente e economia ecológica.

Economia de meio ambiente

Neste caso, o meio ambiente é considerado um bem público e os efeitos ambientais são frutos de fatores externos produzidos pela manutenção da economia.

Economia ecológica

Considera que o problema da interação entre o ambiente e os processos econômicos acontecem de maneira natural, já que a economia depende das características físicas do planeta para se desenvolver.

Esses conceitos são utilizados como parâmetros para implantação de políticas públicas de preservação ao meio ambiente e também servem como base para a aplicação de multas e taxas.

Para as empresas, é através da valoração ambiental que de maneira sustentável são agregadas melhorias em processos, produtos e sistemas que tem como objetivo reduzir os danos ao meio ambiente.

Valoração de resíduos

A Allonda atua na oferta de soluções ambientais e auxilia seus clientes na reutilização de resíduos industriais, através de tecnologias especializadas e patentes próprias focadas em transformar resíduos em matérias-primas nobres.

O reaproveitamento de resíduo industrial é chamado pela Allonda de valoração de resíduos, já que, na prática, as sobras dos processos são transformadas em insumos, que podem ser reutilizados em novos processos produtivos ou até mesmo comercializados, como é o caso do biogás.

Portanto, através da valoração ambiental a Allonda ajuda indústrias de diversos segmentos a reaproveitarem material até então descartados, os transformando em matéria-prima de alto valor agregado.

Benefícios da valoração de resíduos

O potencial de economia financeira é um dos principais benefícios para as indústrias ao investirem em valoração de resíduos, pois deixam de gastar com destinação de resíduos para aterros controlados e passam a gerar receita através do reaproveitamento do “lixo industrial”.

Os riscos ambientais também são significativamente reduzidos, além do que as indústrias passam a atuar de maneira mais positiva perante a sociedade, se posicionando como incentivadoras efetivas de práticas sustentáveis, contribuindo bastante na construção de reputação das companhias.

Isso é valoração ambiental! Bom para os negócios, para a sociedade e para o meio ambiente.

Artigos Relacionados

Acompanhe notícias e tendências do mercado ambiental

Veja mais

Assine nossa newsletter para receber novidades da Allonda!



WhatsApp Fale com nosso Comercial agora via WhatsApp