BLOG

O que faz uma empresa de tratamento de lodo

O lodo industrial é um resíduo gerado como sobra dos processos realizados em instalações industriais. A necessidade de tratar o lodo se dá pela redução da produtividade dessas estruturas, que passam a acumular o lodo e perdem capacidade, perdem eficiência.

O lodo é considerado um resíduo sólido industrial e não deve ser descartado em corpos d’água ou na rede pública de esgoto, de acordo com o Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA). O órgão determina que as empresas emitam informações sobre a geração de resíduos, estendendo a responsabilidade de fiscalização por parte de outras instituições que também realizam a gestão ambiental pública.

A Allonda é considerada referência no tratamento de lodo e desenvolve soluções para diferentes tipos de indústrias e segmentos de infraestrutura. Todos os projetos são desenvolvidos com foco em economia circular e contribuem não apenas para que o material não contamine o meio ambiente, mas também o aproveitando para possibilitar a geração de novas formas de economia para seus clientes.

Os tratamentos que a empresa realiza e que apresentam mais vantagens e rentabilidade são inúmeros, a citar:

Tratamento por geossintéticos: que consiste no bombeamento do material, realizando sua filtragem e consolidação através da separação da parte líquida da sólida, o que permite reutilizar os sedimentos e a água após o tratamento. A depender do tipo de lodo, é possível criar soluções para a produção de fertilizantes ou até mesmo na geração de energia elétrica.

Torre de desidratação: esta é uma solução desenvolvida e patenteada pela Allonda. Este equipamento reutiliza bag vertical geossintético nas diversas operações da indústria e do agronegócio, contendo e desidratando a massa sólida.

O trabalho de uma empresa de tratamento de lodo também exige que ela auxilie o cliente no cumprimento da legislação ambiental que trata sobre esse assunto. Por isso, suas soluções devem ser guiadas pelo que determina a Política Nacional do Meio Ambiente e a Política Nacional de Resíduos Sólidos, evitando, assim, que multas sejam aplicadas.

Artigos Relacionados

Acompanhe notícias e tendências do mercado ambiental

Veja mais

Assine nossa newsletter para receber novidades da Allonda!



WhatsApp Fale com nosso Comercial agora via WhatsApp