BLOG

O que são efluentes industriais e como tratá-los?

 

Você já deve ter ouvido falar de empresas que foram punidas por fazerem o descarte de resíduos em rios e mares. Esses resíduos, que podem ser líquidos ou gasosos, são gerados durante os processos industriais e normalmente chamados de efluentes. Eles podem possuir substâncias tóxicas que necessitam ser tratadas, quando possível reaproveitadas, ou minimamente descartadas de maneira correta, sem agredir o meio ambiente.

Os impactos de um mau gerenciamento de resíduos podem resultar na destruição de biomas inteiros. Quando despejados em corpos hídricos sem tratamento podem atingir os lençóis freáticos e prejudicar o abastecimento de água de comunidades inteiras, por exemplo. Além disso, a poluição de rios pode prejudicar também a atividade econômica de muitas regiões que vivem essencialmente de atividades como a pesca e o turismo.

Mas é possível reduzir riscos de contaminação e desastres ambientais. Existem empresas especializadas em oferecer soluções para o tratamento de efluentes industriais. Na Allonda, por exemplo, esse trabalho é realizado para diversos segmentos da indústria e infraestrutura, a partir de projetos de engenharia personalizados.

Cada efluente possui particularidades inerentes ao processo produtivo a que resultam, daí a importância de elaborar soluções customizadas para todo o ciclo do resíduo, envolvendo desde o gerenciamento, tratamento, reuso e, se necessário, descarte ambientalmente correto.

Entre as soluções oferecidas pela Allonda, está a elaboração de projetos, implantação e operação de estação de tratamento de efluente industrial (ETDI). Agindo de forma preventiva, a ideia é orientar o cliente para que este reduza ou elimine as cargas poluentes na própria fonte geradora, ou seja, dentro do próprio processo produtivo.

Mais do que atender às normas e legislação vigentes, temos percebido cada vez mais indústrias investindo de forma proativa em soluções para resíduos. Esse movimento tem mostrado na prática a adoção de políticas sustentáveis no processo produtivo. Além disso, melhorar a eficiência das estações de tratamento tem se tornado sinônimo também de economia para as empresas, já que tem potencial para redução de descarte de materiais, dentre outros fatores.

É fundamental que as empresas fomentem investimentos com esse viés. Seja para novos equipamentos, procedimentos e até no replanejamento de produtos, substituindo o uso de matéria-prima e substâncias tóxicas. Ações como estas oferecem resultados a longo prazo para as empresas, sociedade e para o meio ambiente. Vale à pena investir!

Conheça nossos serviços para o tratamento de efluentes industriais.

Artigos Relacionados

Acompanhe notícias e tendências do mercado ambiental

Veja mais

Assine nossa newsletter para receber novidades da Allonda!



WhatsApp Fale com nosso Comercial agora via WhatsApp