BLOG

Diretor da Allonda, Leo Cesar Melo, participa de programa da Endeavor

A Endeavor – ONG mundial de fomento ao empreendedorismo – e o Sebrae Minas lançam nesta segunda-feira (11/08) o Programa Promessas. O objetivo é selecionar e apoiar 40 empreendedores de empresas de base tecnológica, entre incubadas e graduadas da Rede Mineira de Inovação (RMI), para torná-las mais competitivas e referências de excelência em inovação e gestão para outras micro e pequenas empresas. As inscrições são gratuitas, pelo endereçohttp://info.endeavor.org.br/promessas-sebrae-mg., e podem ser feitas até o dia 22 de agosto.

Ao longo do segundo semestre de 2014 serão feitas duas rodadas para a seleção de 20 empresas em cada uma. As turmas selecionadas receberão uma série de orientações individuais e coletivas nos principais desafios do negócio, além de integrarem ciclos de palestras e encontros sobre cinco temas de gestão: Marketing e Vendas; Produto, Gente e Gestão e Governança, Operação e Financiamento.

Antes de selecionar os temas de gestão em que serão capacitados, os participantes fazem um mapeamento de desafios, pelo qual definem as prioridades a serem trabalhadas. Esse diagnóstico ajuda o empreendedor a ter mais clareza dos principais pontos que precisa aprimorar na gestão do negócio.

“Serão selecionadas 30 incubadas e 10 graduadas. Elas receberão suporte da Endeavor durante seis meses por meio de ‘mentorias’, tanto em plataforma online quanto presencial. O nosso objetivo é fortalecer e apoiar os empreendimentos integrantes dos programas de incubação e também os já graduados”, explica Andrea Furtado, analista da Unidade de Acesso à Inovação e Sustentabilidade do Sebrae Minas.

Critérios de seleção:
Para participar do programa, as empresas precisam cumprir alguns requisitos, entre os quais:

  • Ser uma empresa de base tecnológica, incubada ou graduada, da Rede Mineira de Inovação.

  • Ter um diferencial competitivo claro e relevante: a empresa precisa se predispor a resolver grandes problemas, ser mais eficiente que concorrentes e difícil de ser copiada.

  • Ter grande potencial de crescimento: não basta ter um modelo de negócio escalável, tem que ter um mercado suficientemente grande.

  • Ter excelente execução: empreendedores acompanhados de um time forte, com visão clara do negócio. Eles devem mostrar que são as pessoas certas para fazer a empresa crescer no longo prazo, com ética e paixão.

Contrapartidas:
O Promessas não tem custo para o empreendedor, mas exige engajamento constante com os recursos oferecidos. O objetivo é que dessa interação surjam os melhores cases de alto crescimento e impacto social do Brasil.

O programa já é realizado em São Paulo e, para a versão mineira, o parceiro escolhido foi o Sebrae Minas, com foco em ajudar as empresas incubadas e recém graduadas. Léo César Melo é empreendedor da Allonda e foi um dos participantes do Promessas em São Paulo: “Participar do Promessas é uma experiência gratificante pela oportunidade ímpar de trocar experiências e escutar conselhos de profissionais que fazem diferente no seu dia a dia. Desta forma, você começa a observar o seu negócio com outra ótica”, destaca.

Sobre a Endeavor:
A Endeavor é uma das principais organizações de fomento ao empreendedorismo no mundo. Atua na mobilização de organizações públicas e privadas e no compartilhamento de conhecimento prático e de exemplos de empreendedores de alto impacto para fortalecer a cultura empreendedora do país. No Brasil desde 2000, já ajudou a gerar mais de R$ 2 bilhões em receitas anualmente e mais de 20.000 de empregos diretos por meio de programas de apoio a empreendedores; e a capacitar mais de 2 milhões de brasileiros com programas educacionais presenciais e à distância. Mais informações: http://info.endeavor.org.br/promessas-sebrae-mg.

Sobre o Sebrae Minas:
O Sebrae Minas tem como missão promover a competitividade e o desenvolvimento sustentável dos pequenos negócios e fomentar o empreendedorismo para fortalecer a economia nacional. Para realizar esses objetivos oferece produtos e serviços que atendem o empreendedor nos diferentes estágios de desenvolvimento do negócio.  Além de soluções educacionais e orientação técnica e gerencial, a instituição investe em projetos de estímulo à inovação e sustentabilidade e no aprimoramento tecnológico dos pequenos negócios. Em 2013, o Sebrae Minas atendeu mais de 213 mil micro e pequenas empresas, além de repassar algum tipo de informação a mais de 4,5 milhões de pessoas.

Lançamento do Programa Promessas:
Data: 11 de agosto – segunda-feira
Horário: 14h30
Local: CIT Senai/Fiemg – Campus Cetec
Endereço: Avenida José Cândido da Silveira, 2000 – Horto

Inscrições e informações: http://info.endeavor.org.br/promessas-sebrae-mg.

Artigos Relacionados

Acompanhe notícias e tendências do mercado ambiental

Veja mais

Assine nossa newsletter para receber novidades da Allonda!