BLOG

A importância dos estudos de viabilidade técnica, econômica e ambiental em obras de infraestrutura

O setor de infraestrutura representa o desenvolvimento social e econômico do país, contribuindo para que melhorias em áreas como transporte rodoviário, fluvial, aéreo e no setor industrial aconteçam de maneira acelerada e segura, impulsionando as atividades comerciais e levando mais oportunidade de emprego e renda para a população.

Para que as obras do setor sejam realizadas, os estudos de viabilidade devem ser feitos levando em consideração os aspectos técnicos, econômicos e ambientais do local para identificar os impactos que as atividades poderão causar à região em curto, médio e longo prazo.

  • Nos estudos de viabilidade técnica, a avaliação dos especialistas está voltada para as condições do local em que a obra deve ser realizada. São feitos estudos geotécnicos e topográficos para verificar se existem interferências significativas que possam causar problemas no futuro. Além disso, os tipos de especialistas que atuarão na elaboração do projeto e no acompanhamento do trabalho também são considerados.
  • Os estudos de viabilidade ambiental consideram, por exemplo, o comportamento do ar, solo, água e toda a fauna e flora do ambiente, coletando dados e acompanhando as variáveis ambientais para verificar os impactos e como a legislação orienta a respeito da execução de obras nesses casos, buscando também obter as licenças necessárias para o início dos projetos, caso sejam viáveis.
  • O estudo de viabilidade econômica vai considerar tudo o que envolve os aspectos financeiros necessários para a elaboração do projeto e execução das obras, como o orçamento definido, os custos para a compra de materiais e equipamentos, contratação de equipes e projeções de resultados sobre a rentabilidade que o empreendimento proporcionará para o cliente.

Com todos os aspectos técnicos, ambientais e econômicos analisados, finalmente é possível atestar a viabilidade daquele empreendimento. Esta é uma das fases mais importantes do projeto, se não a mais relevante.

Falhas neste momento podem ocasionar em crimes ambientais, desastres com estruturas ou ainda problemas financeiros para os responsáveis, por isso contar com um time de especialistas em todas as áreas da engenharia se torna de extrema importância.

Isso contribui para que durante as fiscalizações, todos os processos estejam em conformidade, evitando possíveis readequações que oneram tempo e investimento e que podem colocar em risco a saúde dos negócios e o ecossistema.

Artigos Relacionados

Acompanhe notícias e tendências do mercado ambiental

Veja mais

Assine nossa newsletter para receber novidades da Allonda!



WhatsApp Fale com nosso Comercial agora via WhatsApp