BLOG

Principais tendências sustentáveis na construção civil

As perspectivas de desenvolvimento para o setor de construção civil, no aspecto econômico, em 2020 são positivas. Com a geração de mais vagas de emprego e um aumento no ritmo de vendas é hora de criar soluções melhores e mais sustentáveis para o trabalho no setor. Isso significa que a sustentabilidade será pauta indispensável e deve provocar transformações.

É importante que o conceito esteja presente desde a concepção do projeto, considerando não só sua estrutura, mas soluções que levem em conta a usabilidade no futuro. Isso pode ser um diferencial de venda para a sua empresa:

– Gestão e economia de água: soluções para a gestão da água durante e após as obras, podem trazer economia para as construtoras e também aos usuários da edificação a longo prazo. A depender da obra realizada, é possível pensar em alternativas para aproveitamento da água das chuvas, reuso de água para limpeza, jardinagem e sanitários, entre diversas outras oportunidades, como até mesmo o tratamento e reutilização do recurso em novas atividades. A Allonda oferece soluções de engenharia para todo o ciclo da água, estimulando a diminuição do consumo a partir de estudos e projetos que estão alinhados às normas estabelecidas.

– Eficiência energética: as indústrias e residências são os maiores consumidores de eletricidade em nosso país. A construção civil pode contribuir com a redução no consumo implementando painéis solares para a produção de energia utilizada em áreas comuns, por exemplo.

Os painéis fotovoltaicos também podem ser instalados para uso no período de obras, reduzindo significativamente os gastos e diminuindo a queima de diesel dos geradores tradicionais utilizados em canteiros.

Para a área de estacionamento, a instalação de tomadas para carro elétrico também entra no hall das soluções sustentáveis, incentivando a redução na emissão de carbono e oferecendo um diferencial que pode se mostrar competitivo no mercado. Se for possível combinar essa oferta de energia com a produção via luz solar, o ganho é duplo.

– Gestão de resíduos: uma obra pode gerar toneladas de resíduos e é responsabilidade das construtoras e incorporadoras investir nas soluções para a sua gestão e disposição correta, contratando empresas especializadas nestes serviços. Dessa forma fica mais fácil aplicar projetos de reciclagem e reutilização de resíduos que apresentam tal possibilidade.

A experiência da Allonda na gestão de resíduos e execução de obras se torna um diferencial para este tipo de serviço, já que nossos especialistas possuem familiaridade com todo o processo.

– Materiais provenientes de processos de reaproveitamento: diversos estudos estão buscando viabilidade na transformação dos rejeitos de minério de ferro para fazer ladrilhos, blocos pré-moldados e artefatos cerâmicos. Essas alternativas já se mostram como uma boa opção sustentável, já que reaproveitam materiais que antes não tinham uso e ao mesmo tempo diminuem a necessidade de novos recursos naturais para a fabricação de insumos, tudo isso sem afetar a qualidade e os custos da obra.

No ano passado, a Allonda foi destaque no Ranking 500 Grandes da Construção, da revista O Empreiteiro, nas categorias Serviços Especiais Geral e “Serviços Especiais de Engenharia Ambiental”  pelas soluções sustentáveis que oferece para o setor da construção civil, contribuindo com o desenvolvimento econômico e com o meio ambiente.

Parceria com empresas reconhecidas nesse sentido, pode ajudar as construtoras e incorporadoras no desenvolvimento de projetos cada vez mais centrados no desenvolvimento sustentável, atendendo às preocupações de seus clientes.

Artigos Relacionados

Acompanhe notícias e tendências do mercado ambiental

Veja mais

Assine nossa newsletter para receber novidades da Allonda!


WhatsApp Fale com nosso Comercial agora via WhatsApp