Durante seus mais de 20 anos de existência, a Allonda passou por ciclos de crescimento exponenciais em diferentes mercados, desenvolvendo soluções customizadas e se destacando por seu pioneirismo e preocupação com a sustentabilidade.

Maio de 2022 traz mais um grande marco para essa história de sucesso. A criação da holding e de cinco unidades de negócio passam a formar o Grupo Allonda. A nova estrutura passa a direcionar a atuação das empresas de maneira mais estratégica, flexível e alinhada às necessidades dos clientes para cada mercado atendido.

“A empresa é feita de pessoas e a criação dessas unidades próprias de negócio é uma oportunidade de crescimento tanto para a companhia quanto para nossos profissionais. Além de trazer melhores resultados aos nossos clientes”, disse Leo Cesar Melo. “A partir dessa reestruturação, cada unidade vai trabalhar de forma muito mais direcionada e com muito mais agilidade. Será um novo ciclo de expansão”, concluiu o CEO do Grupo Allonda.

estrutura organizacional do grupo allonda

As cinco novas empresas possuem áreas de atuação em que a Allonda já se faz presente, estando a frente de cada uma delas executivos de sólida experiência:

  • Allonda Ambiental, que atende o mercado industrial, será liderada por Daniel Barreto, integrante do #timeAllonda há 13 anos. É engenheiro civil, com sólida experiência em gestão de times técnicos e comerciais. Construiu sua carreira na liderança de áreas como Propostas, Engenharia, Inovação, Comercial, Tecnologia e Suprimentos. Tem know-how na elaboração de projetos executivos de engenharia para diferentes indústrias – de mineração a petroquímicas e setores de infraestrutura, como saneamento, portos e hidrovias.
  • Allonda Engenharia, focada em infraestrutura, fica sob a gestão de Rodolfo Marchesi,que está há sete anos atuando nas operações do #timeAllonda. Possui experiência nacional e internacional com projetos e operações de infraestrutura, especialmente na área portuária e em intervenções urbanas,como pontes, viadutos e rodovias, além de forte conhecimento em implantação de capex de saneamento. Sua atuação em projetos emergenciais, como construção e operação de estações de tratamento de água, é ampla e sólida. Por mais de 5 anos atuou em mercados internacionais culturalmente muito diferentes do Brasil, como Emirados Árabes (Ásia), Djibouti e Líbia (ambos na África), Venezuela e Equador (na América do Sul).
  • Allonda Saneamento, iniciada em 2020 com foco exclusivo na concessão de serviços de água e esgoto, está sob gestão de Sueli Oliveira, que desde então integra o #timeAllonda. A diretora executiva possui grande experiência no setor de saneamento básico, especialmente concessões de serviços públicos em água e esgoto, tendo atuado em empresas como CAB Ambiental, Suez e Veolia, além de vasto conhecimento na estruturação e desenvolvimento de novos negócios e sólida vivência na área operacional e no desenvolvimento e estruturação de equipes.
  • Allonda Energia, criada em 2021 já como uma unidade de negócio independente, com foco na geração e distribuição de energia renovável. Tem como integrante do #timeAllonda desde então Antônio Augusto. O diretor executivo é engenheiro Civil com mais de 27 anos de experiencia no mercado de infraestrutura, especialmente no setor de energia, tendo participado de grandes projetos, seja desenvolvendo, estruturando ou implantando. Neste período participou da evolução deste setor, um dos mais maduros, regulados e privados do país, o que lhe proporciona uma visão ampla. Com toda essa experiência podemos contribuir com o novo momento do setor, a ampliação do mercado livre de energia e a busca por soluções sustentáveis.
  • Allonda Resíduos, será constituída agora em 2022 com olhar especial para economia circular, terá Alexandre Anaia como líder. Profissional atuando há dois anos #timeAllonda, tem 25 anos de experiência em gestão e serviços ambientais em empresas nacionais e multinacionais, conhecendo com profundidade a cadeia de valor de resíduos industriais e urbanos. Traz para a unidade de negócio sua atuação técnica e comercial junto a corporações públicas e privadas com desenvolvimento de contratos de economia circular que englobam TWM (total waste management), coleta, transporte, tratamento, disposição final, valorização de resíduos industriais e urbanos.

A mudança vai trazer resultados em competitividade, modernização dos processos, inovação e melhor direcionamento das equipes. São ganhos para todo o #TimeAllonda e para toda a cadeia de valor da companhia.

Na estrutura da holding ficam as áreas corporativas, relacionadas a Gestão de Pessoas, Governança, Inovação, Estratégia, Sustentabilidade, Marketing, Finanças, Jurídico, Compliance, SGI, entre outras que vão suportar a atuação de cada uma das cinco empresas do Grupo Allonda e garantir que a cultura e valores do grupo estejam presentes em todas as ações.