Focada em transformar a engenharia por meio da sustentabilidade e com o objetivo de fomentar a cultura de inovação dentro da empresa, recentemente a Allonda promoveu entre seus integrantes um programa interno de inovação para geração de ideias voltadas para reutilização, reciclagem, eliminação de desperdício, otimização de recursos e consumo consciente.

De acordo com André Lara, coordenador de sustentabilidade da empresa e um dos idealizadores do projeto, o propósito do programa “Semeando Ideias” é gerar um movimento interno de mobilização do time em prol da inovação. “Uma forma de engajar e potencializar o nosso capital humano, para que haja uma sensibilização para o papel de protagonistas que cada um de nós temos nessa transformação que a empresa está empenhada em fazer”, diz o coordenador.

Semeando Ideias é o nome do programa de inovação da Allonda

Os resultados surpreenderam, tanto pelo número de propostas (57) como de participantes (72), que vieram de todas as regiões do Brasil, seja dos escritórios em São Paulo e Belo Horizonte, como também das equipes operacionais nas obras que a Allonda realiza. A qualidade das entregas também foi outro destaque apontado pelos diretores que formaram a comissão que avaliou todas de forma anônima pelos seguintes critérios: potencial de implementação, potencial de impacto financeiro, benefícios não financeiros, abrangência de solução e criatividade.

Lara conta que, considerando apenas as cinco mais bem avaliadas, as propostas têm um enorme potencial de retorno financeiro: “Algo em torno de R$ 1,5 milhão” além de diversos benefícios não financeiros e o impacto socioambiental esperado. Ele afirma que a empresa também criou uma comissão especial para estudar a viabilidade de implementação das propostas. “O programa tem começo, mas não tem fim. Agora é transformar essas propostas em projetos”, diz o coordenador.

Para Renata Vaterkemper, head de marketing e sustentabilidade da Allonda, o envolvimento direto de integrantes em oportunidades para pensar a inovação é um dos principais caminhos para a empresa inovar na prática. “Criar um ambiente de inovação, falar muito do assunto e estimular nossos profissionais a dedicarem tempo para pensar em novas iniciativas e oportunidades é uma das formas que a Allonda faz a inovação acontecer. O propósito da empresa é transformar a engenharia através da sustentabilidade e isso é cada vez mais possível justamente através da inovação”, afirma Vaterkemper.

As ideias abrangeram temas diversos como resíduos, otimização de recursos, eficiência energética, consumo de água, emissão de gases de efeito estufa e efluentes.