BLOG

Allonda implanta procedimento mais eficiente para a manutenção de dragas

A Allonda implantou uma nova metodologia para docagem de dragas, capaz de oferecer mais segurança, redução de custo e maior funcionalidade. Trata-se de uma inovação de processo da empresa realizada pelo setor de operação em parceria com a área de suprimentos. Além de todas as vantagens, o novo procedimento obviamente garante a integridade do equipamento, segurança da operação e não impacta no prazo de intervenção de manutenção comparada a forma de içamento convencional.

Funcionamento da nova metodologia

No procedimento padrão, a docagem da draga normalmente é feita através de içamento com guindaste. Principalmente pensando na segurança da operação feita na beira de um lago, a metodologia aplicada pela Allonda permite que as dragas sejam retiradas sobre airbag, conforme fotos abaixo. Por se tratar de um equipamento de grande porte (Draga IHC Beaver 50) e de alto valor, a retirada do equipamento desta forma se mostrou a melhor metodologia.

Sandro Pereira Mattos, coordenador de suprimentos da Allonda, explica que a necessidade de uma nova metodologia se deu também pela condição de segurança do içamento: “Uma metodologia que sai do tradicional içamento feito por guindastes diminui significativamente os ricos de acidentes, tendo em vista que a draga não é suspensa por cabos de aço e pode ser utilizada em locais que são de difícil acesso e estabilização de guindastes, principalmente em beira de rios onde o solo é mole, por exemplo. Esta busca mostra que a Allonda é uma empresa que busca a forma mais segura para realização dos trabalhos, garantindo assim a integridade de seus funcionários e o atendimento à necessidade genuína dos seus clientes em termos técnicos, econômicos e ambientais. Buscamos sempre promover uma solução sustentável”.

Estudos preliminares

Com 21 profissionais envolvidos, os estudos para Docagem tiveram uma duração de 15 dias. A coordenação foi feita pelo engenheiro mecânico Rodrigo Falconeri, responsável pelos equipamentos da Allonda com o suporte da equipe de suprimentos, liderado pelo Sandro Mattos. A validação ficou por conta do coordenador do contrato Marcelo Lima e gerência operacional de Rodolfo Marchesi.

Docagem da Draga

Todas as atividades foram coordenadas pela equipe Allonda e fiscalizadas pelo cliente final. Na atividade de docagem da draga, que foi executada em 4 dias, dois parceiros foram envolvidos: um especializado em movimentação de carga pesada, e outro fornecendo a tecnologia dos roletes de AIR BAGs para arraste do equipamento sem atrito. O equipamento foi docado para manutenção e vistoria de certificação.

Manutenção e lançamento do equipamento

Os serviços de manutenção foram realizados por 15 profissionais de uma empresa especializada, somados aos 10 profissionais da Allonda que trabalharam em conjunto durante 20 dias corridos, sendo que o lançamento do equipamento após a manutenção foi feito com a mesma metodologia: roletes de borracha (air bag).

Visão e competitividade

Rodrigo Falconeri Silva, coordenador de equipamentos da Allonda, fala sobre o engajamento da empresa em sempre aprimorar suas soluções: “Foi assim com apresentação para o mercado nacional do Geotube; na sequência com os serviços de engenharia, suprimentos, montagem e operação de centrais de tratamento de água, confinamento e correta destinação de resíduo, atendendo a demanda dos clientes em contratos EPC, usando dragas de pequeno porte não tripuladas com acionamento remoto e/ou dragas de sucção e recalque de grande porte”.

Para ele, os equipamentos estão cada vez mais leves e compactados, evidenciando a evolução da engenharia de materiais. Isso significa maior competitividade, pois desafia todo o setor a desenvolver metodologias de montagem e movimentação de cargas pesadas garantindo a integridade do equipamento e execução das atividades com segurança, dentro de um custo adequado. “A Allonda busca sempre apresentar para seus clientes soluções ambientais sustentáveis. É isso que praticamos”, conclui Falconeri.

Artigos Relacionados

Acompanhe notícias e tendências do mercado ambiental

Veja mais

Assine nossa newsletter para receber novidades da Allonda!



WhatsApp Contato via WhatsApp