BLOG

Allonda promove palestras sobre Sustentabilidade

Na última sexta-feira (22), tivemos um dia especial para a Allonda: foi organizada uma rodada de palestras com a temática Sustentabilidade para os funcionários da matriz, cuja programação foi direcionada para celebrar a implantação da metodologia de Pensamento Sistêmico na empresa, após um ciclo de nove encontros entre os líderes da empresa e o IESB – Instituto de Estudos Sistêmicos do Brasil.

Palestras

A importância do Desenvolvimento Sustentável como estratégia nas organizações

Annelise Vendramini é PhD em Gestão pela Escola de Administração da Universidade de São Paulo (USP). Possui ampla experiência em planejamento estratégico, avaliação (M & A, análise de investimentos) e desenvolvimento e implementação de estratégias de negócios de sustentabilidade. É professora do Mestrado da FGV e coordena o programa de Finanças Sustentáveis da mesma instituição.

A prática da Sustentabilidade e a implantação de projetos de ecoeficiência

Maury de Souza Junior é Diretor da Samarco desde janeiro de 2012, inicialmente como diretor de projetos e atualmente como diretor de projetos e ecoeficiência. Foi responsável por organizar os processos de atendimento ambiental emergencial e posteriormente pelos inícios dos trabalhos de recuperação Sócio Ambiental e Sócio Econômico, fazendo a transição dos programas da Samarco para a Fundação Renova.

Arcabouço legal da área ambiental no Brasil

Rodrigo Sales possui graduação em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (1987), mestrado em Direito Ambiental pela Vermont Law School(1995) com foco nos Aspectos Jurídicos da Gestão Ambiental e está em processo de finalização de Doutorado na  University of New South Wales, Sydney, Australiana área de Direito das Mudanças Climáticas.

Pensamento Sistêmico

A Allonda contou com o apoio do IESB na construção do Mapa Estratégico da empresa bem como no Planejamento de Cenários. Resumidamente foram:

  • 09 encontros

  • Mais de 72 horas

  • Cerca de 35 pessoas envolvidas

  • Foram definidas 09 competências organizacionais

  • 06 avenidas de crescimento

  • 26 análises de modelos mentais dos stakeholders

  • Construção de 20 cenários

  • Nascimento de 09 programas com 42 projetos a serem implantados durante os próximos cinco anos

Segundo Luiz Henrique Rodrigues, sócio gerente do IESB e responsável pela implantação da metodologia na Allonda, “O Pensamento Sistêmico é a competência de avaliar o impacto das decisões no tempo e no espaço. Esta metodologia auxiliou a reflexão estratégica da Allonda no sentido da formalização da sua essência (prover soluções ambientais sustentáveis), visão de crescimento e desenvolvimento, bem como nos direcionadores para a materialização do Plano de Negócios da Empresa, o qual sustentará o crescimento e desenvolvimento da Allonda face aos possíveis cenários de futuro visualizados pelo grupo de trabalho”.

Além de importante marco no posicionamento da Allonda como uma empresa provedora de soluções ambientais sustentáveis, os encontros do Pensamento Sistêmico foram importantes para “clarear” nossos objetivos financeiros e estratégicos que irão nos orientar a impulsionar nossa atividade econômica, expandindo nossas conquistas.

Artigos Relacionados

Acompanhe notícias e tendências do mercado ambiental

Veja mais

Assine nossa newsletter para receber novidades da Allonda!