BLOG

Balanço do 1º ano da atuação da Allonda em Brumadinho

Desde o primeiro contato que recebemos do nosso contratante para atuarmos em conjunto no tratamento da água do Córrego do Feijão e na retirada de rejeitos do rio Paraopeba, a Allonda tem se dedicado a fazer algo além, algo mais, ou seja, não só executar com qualidade o serviço contratado.

Esta já é uma forma de agir em todos as nossas operações, porém como o projeto em Brumadinho é bastante especial na nossa história, montamos esse balanço para refletir o que temos construído diariamente até aqui.

Hoje, quase um ano depois da nossa chegada no município, nos sentimos cumprindo o que nos propusemos a fazer, cientes de que – junto com diferentes atores que nos relacionamos (comunidade, cliente, poder público, fornecedores e meio acadêmico) – estamos engajados com o futuro do município.

Durante nossa trajetória, e junto com nosso contratante, estabelecemos diálogo com a comunidade de Pires, a mais próxima do nosso local de atuação, para explicar o que pretendíamos na região. Sempre com o objetivo de esclarecer em detalhes o projeto e os seus resultados esperados.

Nas nossas contratações a preferência é sempre por mão de obra local, mas fazemos questão que a aproximação com a comunidade não fique apenas na esfera das oportunidades de emprego. Recebemos com frequência os alunos das escolas de Brumadinho para apresentar como funciona a nossa operação. Durante as visitas aproveitamos para mostrar como acontece o processo de tratamento da água e reforçamos mensagens de educação ambiental, um dos nossos compromissos.

Já com a faculdade ASA temos uma parceria para compartilhar tanto o conhecimento técnico em engenharia que estamos desenvolvendo nesta e em outras operações, quanto em Gestão de Pessoas, demanda apontada pela própria universidade como assunto relevante. Um dos pontos altos da parceria foi nossa participação na ExpoASA 2019, trazendo mais informações sobre nosso trabalho em Brumadinho.

Seguindo no tema qualificação profissional, temos orgulho em dizer que nosso programa de jovem aprendiz está atualmente preparando 9 jovens brumadinhenses para o mercado de trabalho olhando para três eixos: profissional, educacional e cultural. Além disso, em 2019 somamos 6.500 horas de treinamento voltados aos nossos colaboradores dessa operação, que a cada dia que passa se tornam mais capacitados.

No âmbito social e ambiental, em 2019 pudemos auxiliar uma iniciativa de reflorestamento da associação Brumadinho Off-Road. Na ocasião, além da doação de mudas de nosso viveiro florestal, apoiamos na plantação de 500 árvores e na ação educativa com os moradores.

Temos ainda conversas com o poder público e instituições locais para implantarmos, em parceria, outras ações socioeconômicas e ambientais no município. Para a Allonda é fundamental que todos os nossos projetos tenham valor compartilhado, ou seja, que nossa presença seja benéfica para todos os envolvidos com a nossa operação.

No canteiro de obras de Brumadinho podemos destacar outras iniciativas e com viés de economia circular, como o reaproveitamento da água tratada no preparo dos químicos e jateamento dos tubos que confinam o rejeito decantado da ETAF, Estação de Tratamento de Água Fluvial.

Um ano depois da nossa chegada podemos afirmar que seguimos, junto com nossos stakeholders, empenhados pelo futuro da nossa cidade!

Artigos Relacionados

Acompanhe notícias e tendências do mercado ambiental

Veja mais

Assine nossa newsletter para receber novidades da Allonda!


WhatsApp Fale com nosso Comercial agora via WhatsApp