Uma Certificação ISO (Organização Internacional de Normatização, em português) é um processo que avalia o Sistema de Gestão de uma empresa em relação a uma norma padrão de referência, podendo ser nos âmbitos da qualidade, saúde e segurança, meio ambiente, responsabilidade social, antissuborno, entre outras. Sendo assim, as certificações oferecem garantia e credibilidade às empresas, seguindo padrões internacionais.
Primeiros passos para a Certificação ISO
Para se obter uma Certificação ISO, alguns passos devem ser seguidos. Primeiramente, é preciso escolher a norma de referência ISO à qual se quer certificar. Então, o método e a equipe de implementação também devem ser escolhidos. Nessa etapa, é recomendada a contratação de uma consultoria.
Será feito um diagnóstico da empresa com base em seu escopo em relação à norma de referência escolhida (ISO 9001 – Gestão da Qualidade, por exemplo). Esse diagnóstico incluirá todas as ações necessárias para as adequações. Devem ser definidos procedimentos, equipes responsáveis e prazos para cada ação.
Os profissionais da empresa também fazem parte do processo! Portanto, todos devem se comprometer. Cada funcionário precisa conhecer a cultura da empresa. Além disso, reportar pontos de melhoria, implantar e seguir todos os requisitos de adequação para atendimento à norma escolhida são ações que podem ser encorajadas. Sendo assim, treinamentos são recomendados. A empresa e os funcionários devem estar todos na mesma página.
Auditoria interna e externa
Em seguida à implantação, deve ser realizada uma auditoria interna, que irá avaliar se o Sistema de Gestão da empresa atende aos requisitos da norma. Os desvios serão corrigidos. Essa é a reta final para a adequação da empresa ao padrão normativo escolhido. Essa etapa serve para preparar a empresa para a obtenção da Certificação ISO e pode ser feita com cada norma escolhida, de forma individual ou conjunta.
Por fim, deve ser contratado um órgão certificador, credenciado pelo INMETRO para uma auditoria externa. No Brasil, o mais famoso é a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), mas também podemos citar outros internacionais de alta credibilidade, entre eles a DNV-GL, que é multinacional e também a certificadora da Allonda. A auditoria será realizada em duas fases (documental e outra com visita aos locais). Se a empresa demonstrar adequação e conformidade à norma, a respectiva Certificação ISO será emitida.
Manutenção da certificação
O trabalho não acaba com a obtenção da Certificação ISO na norma escolhida! Além de ter prazo de validade, a certificação passa por monitoramentos periódicos (auditorias semestrais ou anuais), conforme definido contratualmente com a certificadora. É importante incluir essa manutenção em seu planejamento financeiro e em seu calendário corporativo.
Allonda e certificações ambientais
A Allonda investe em Qualidade, Saúde e Segurança, Meio Ambiente, Responsabilidade Social e Práticas Anticorrupção. Desde 2011, a Allonda possui as três certificações mais importantes em seu Sistema Integrado de Gestão. Assim, cada uma delas é aplicada rigorosamente em todos os projetos. Conheça as certificações:
- ISO 9001: É o sistema de gestão de qualidade mais usado no mundo. Ela ajuda as empresas a reduzirem os custos com erros, terem um posicionamento melhor perante a concorrência e a melhorarem seus processos. Consequentemente, a qualidade do serviço prestado aumenta.
- ISO 14001: É referente aos sistemas de gestão ambiental, e garante que a empresa desenvolva estruturas para proteção do meio ambiente. Foi planejada para pensar não apenas no ecologicamente correto, mas também na sustentabilidade das cadeias de valor, ciclo de vida e redução do uso de recursos naturais.
- OHSAS 18001: É uma norma de gestão de segurança e saúde ocupacional. Ela permite identificar e controlar os riscos. Assim, diminui os acidentes de trabalho, valoriza a empresa e motiva os funcionários.
Quer saber um pouco mais sobre como aplicamos isso no nosso dia a dia? Fale conosco!