BLOG

Contratos personalizados para cada tipo de projeto

Ao realizar projetos de grande porte, cada cliente possui uma demanda diferente. Alguns buscam engenharia para construir e outros já estão com tudo pronto, precisando apenas de alguns cuidados na operação. Por isso, no mercado ambiental existem diferentes modelos de contratos para atender, inclusive nesse quesito, a demanda de cada cliente.

A escolha do modelo de contrato deve ser realizada cuidadosamente, pois é preciso analisar qual formato mais se encaixa no projeto. Quando falamos da construção e operação de Estações de Tratamento de Esgoto (ETE), de Água (ETA) e de Despejos Industriais (ETDI), essa customização na forma de contratação é ainda mais importante.

Assim, trazemos aqui algumas das modalidades de contratos com os quais a Allonda trabalha junto aos seus clientes.

 

EPC – Engenharia, projeto e construção

Neste formato, o cliente contrata a empresa para realizar todas as atividades. Assim, ficam sob responsabilidade da Allonda o projeto, a compra de suprimentos, a engenharia, a mão de obra e a construção. Ou seja, nós aplicaremos nossa expertise em cada etapa do projeto até sua finalização.

Esse tipo de contrato também é conhecido como “turnkey”, termo que pode ser traduzido para “girar a chave”. Então resumindo, o fornecedor contratado realiza todas as etapas do projeto e o entrega pronto para o cliente, que só precisa “girar a chave” para colocar o projeto em funcionamento.

A grande vantagem deste modelo de contratação é que tudo fica concentrado nas mãos de apenas um fornecedor. Assim, o cliente só precisa administrar uma única empresa contratada. Da mesma forma, caso algo não saia como planejado, somente uma empresa deve assumir toda a responsabilidade.

 

BOT – Construir, operar e transferir

No caso dos contratos BOT, a Allonda também realiza a construção do projeto. A diferença é que este tipo de contrato inclui também uma espécie de concessão.

Assim, após a finalização da construção do projeto, ficamos responsáveis também pela sua operação por um período de tempo determinado. Durante esse período, o aporte de recursos iniciais também fica sob nossa responsabilidade.

Após esse período predeterminado, realizamos todo o treinamento necessário para que o cliente possa assumir a operação do projeto. Uma das vantagens desse tipo de contratação é que, no momento em que o cliente assume o projeto, ele já estará em operação por algum tempo, tendo tido suas operações evoluídas e adaptadas conforme a necessidade.

Este é um tipo de contrato bastante comum nas parcerias público-privadas (PPP) existentes entre governos e empresas.

 

O&M – Operação e manutenção

Para os clientes cujas plantas operacionais já estão em funcionamento, este é o tipo de contrato ideal. Nele, fica sob nossa responsabilidade toda a parte operacional e de manutenção da planta em uma parte específica do processo.

Aqui, a grande vantagem é ter um fornecedor altamente especializado e capacitado para realizar as operações da melhor forma possível. Assim, é possível alcançar resultados melhores, com maior eficiência e eficácia.

 

Contratos customizados para o sucesso

A Allonda tem como premissa a análise das especificidades dos projetos de cada um de nossos clientes. Dessa forma, estamos aptos a proporcionar as melhores soluções customizadas para cada cliente. Por isso, nossos modelos contratuais fazem parte dessa customização.

Assim, estamos sempre em busca de aperfeiçoar nossos processos para atender cada vez melhor as necessidades dos nossos clientes!

Para saber mais, entre em contato conosco!

Artigos Relacionados

Acompanhe notícias e tendências do mercado ambiental

Veja mais

Assine nossa newsletter para receber novidades da Allonda!



WhatsApp Fale com nosso Comercial agora via WhatsApp