BLOG

A importância da diversidade de gênero no ambiente de trabalho

diversidade de genero deve ser pauta de todas as empresas

Neste Dia Internacional da Mulher, comemorado em 08 de março, uma pauta de extrema relevância ganha os holofotes: a diversidade de gênero no ambiente de trabalho. Ampliar a participação feminina nas empresas e diversificar as áreas e cargos em que elas atuam deve ser um objetivo de qualquer empresa preocupada com sustentabilidade.

O estudo “O Poder da Paridade”, realizado pelo McKinsey Global Institute, apontou que empresas com alta representatividade de mulheres no comitê executivo têm melhor performance financeira, com retorno médio sobre capital 47% maior que o de seus pares com menor índice de diversidade, e faturamento 55% maior.

Ainda de acordo com o levantamento, zerar a desigualdade de gêneros em escala global viria a dobrar a contribuição das mulheres para o PIB mundial, já em 2025 e em um cenário de mercado de trabalho igualitário, US$ 28 trilhões seriam adicionados à economia global.

Mas não é apenas financeiramente que há retorno para empresas que investem em igualdade de gênero. O incremento de pessoas diferentes traz também novas visões de mundo, outras perspectivas para a resolução de problemas e, por consequência, mais inovação.

Como trazer diversidade de gênero para sua empresa?

Esta pergunta é bastante importante, já que em muitos casos há dificuldade de encontrar profissionais qualificadas em alguns segmentos. Aqui na Allonda temos metas de diversidade e em 2020 pretendemos eliminar a desigualdade em nossos escritórios (atualmente são 40% mulheres e 60% homens) e possuir pelo menos 20% do quadro de colaboradores nas obras do sexo feminino (hoje temos 11% de mulheres).

Também faz parte das nossas metas para este ano o desenvolvimento de lideranças femininas dentro da empresa, o que vai auxiliar na diminuição da desigualdade em diferentes hierarquias.

Apesar do caminho a percorrer, temos conquistas a comemorar neste âmbito. Em todas as nossas operações há pelo menos uma mulher. Nosso corpo diretivo atualmente conta com 33% de mulheres.

“O maior ativo que a Allonda possui é a união de pessoas diferentes pensando em soluções sustentáveis que o mercado ainda não vê. Trazer mulheres para o protagonismo disso, principalmente em posições de liderança, faz parte do nosso propósito”, completa Thamille Almeida, diretora de Gestão de Pessoas da Allonda.

Artigos Relacionados

Acompanhe notícias e tendências do mercado ambiental

Veja mais

Assine nossa newsletter para receber novidades da Allonda!


WhatsApp Fale com nosso Comercial agora via WhatsApp