BLOG

Grandes marcos da Allonda durante seus 20 anos

Há 20 anos a história da Allonda tinha início. Era o ano 2000 e a empresa foi criada para trabalhar com equipamentos de saneamento. Duas décadas depois, somos uma empresa de engenharia completa que atende as maiores empresas do Brasil. Muitos desafios e obstáculos foram superados, mostrando que com dedicação e perseverança podemos chegar a lugares inalcançáveis.

E você, já olhou para trás e pensou o que estava acontecendo no mundo e na sua vida em determinadas épocas? Para festejar nossos 20 anos, praticamos esse exercício, chegou a hora de viajar no tempo:

2000

O Sistema Nacional de Unidades de Conservação foi instituído no mesmo ano de fundação da Allonda. A Lei 9.985 é fundamental para a conservação da variedade de espécies biológicas e recursos genéticos no território nacional.

2008

Enquanto o mundo via a inauguração do maior acelerador de partículas do mundo, a Allonda entrava na vanguarda da desidratação de resíduos, trazendo uma tecnologia que transformou o mercado.

2010

No mesmo ano em que foi sancionada a Política Nacional de Resíduos Sólidos, outro marco importantíssimo para a sustentabilidade no Brasil, iniciávamos nossos primeiros grandes projetos: Embraport, Canal do Fundão e Base Naval.

2012

Este ano marcou pelo compromisso com o desenvolvimento sustentável que o mundo começou a desenhar durante a Rio+20 e pelo compromisso com o seu próprio futuro, realizado pela Allonda com o investimento em gestão e processos internos com a implementação de ERP e SGI.

2015

Resultante da Rio+20, os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável foram lançados pela ONU em 2015 e até hoje norteiam o poder público e as empresas para transformar o planeta em um lugar mais justo e adequado. Na Allonda, este foi o ano em que tivemos a oportunidade de atuar na remediação do maior acidente ambiental do mundo, o rompimento da barragem em Mariana, Minas Gerais.

2017

Atingimos o primeiro lugar no ranking “500 Grandes da Construção”, uma das premiações mais importantes da engenharia, elaborada pela Revista O Empreiteiro, mas vimos também retrocessos, como a saída dos EUA do Acordo de Paris, documento fundamental na diminuição da poluição do ar em todo o planeta.

2018

No ano em que o Pacto Global trazia para São Paulo a discussão sobre o futuro para as empresas, a sustentabilidade já era realidade para a Allonda. Ela passou a figurar no centro das nossas estratégias de negócio para o período de 2018-2022.

2019

Entregamos a Estação de Tratamento de Água em Brumadinho, viabilizada em tempo recorde. Neste mesmo ano, nos projetamos para fora do país e iniciamos nossa primeira operação na América Latina. Projeção também dada a Greta Thunberg, eleita a personalidade do ano pela revista Time graças ao seu ativismo contra as mudanças climáticas.

2020

Apesar de todas as dificuldades que a pandemia do novo Coronavírus está impondo ao mundo, na Allonda temos bons momentos para lembrar em 2020. Conquistamos grandes contratos para atender empresas de saneamento e nos posicionamos oficialmente a favor de uma pauta muito importante para empresas e sociedade, a equidade de gênero, nos tornando signatária da ONU Mulheres.

Fechamos nossa segunda década de história com um ano muito difícil, porém mais otimistas com um futuro mais consciente e sustentável. A Allonda continua ampliando seus horizontes sempre apostando em inovação, sem esquecer seu propósito: transformar a engenharia através da sustentabilidade!

Siga-nos nas redes sociais e acompanhe as novidades sobre sustentabilidade, projetos e o dia a dia do time Allonda: Facebook | LinkedIn | Instagram

Artigos Relacionados

Acompanhe notícias e tendências do mercado ambiental

Veja mais

Assine nossa newsletter para receber novidades da Allonda!


WhatsApp Fale com nosso Comercial agora via WhatsApp