BLOG

O que a geladeira, um prédio e um avião tem em comum?

O setor metalúrgico é a conexão entre a fabricação de eletrodomésticos, carros, navios, aviões e a construção civil. Devido à ampla atuação, o segmento é dividido em cinco classificações: siderurgia, fundição, metais não ferrosos, ferro ligas e ferro gusa.

“Segundo a ABM – Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração – a metalurgia está em 5° lugar no ranking do PIB Industrial, tendo 6% de participação e representando 1,5% do PIB brasileiro”, destaca a coordenadora comercial Bianca Lellis Gonçalves ao reforçar que, além de expressiva importância no cenário econômico brasileiro, a cadeia produtiva do segmento tem questões ambientais diretamente envolvidas nos processos. “Entre 2014 e 2015 a metalurgia investiu R$ 2,5 bilhões em ações de proteção ambiental, sendo que 40% deste valor diz respeito à projetos voltados para prevenção de impactos”, finaliza.

Soluções ambientais para metalurgia

Sabe-se que 86% das usinas possuem certificação ISO 14001, ou seja, tem um sistema de gestão que controla os riscos e impactos ambientais de suas operações. “A Allonda tem experiência em mitigação, bem como em remediação ambiental. Atuamos em projetos de cunho preventivo e emergencial. Temos uma equipe multidisciplinar, focada em soluções de engenharia ambiental customizadas. As nossas premissas de base são sempre a sustentabilidade e o atendimento das exigências das legislações em vigor. Além disso, temos na estrutura pessoas focadas no acompanhamento de tendências que auxiliam no desenvolvimento de novas soluções focadas nas necessidades do setor”, acrescenta Bianca.

Os serviços da Allonda se encaixam em toda cadeia produtiva do setor metalúrgico, mas principalmente nas etapas de: redução, onde a matéria prima é exposta a altas temperaturas com o intuito de liquefação; refino para retirada e impurezas e laminação, na qual o material é deformado mecanicamente e transformado em produtos.

Quer saber mais sobre as soluções da Allonda para o setor metalúrgico? Entre em contato.

Artigos Relacionados

Acompanhe notícias e tendências do mercado ambiental

Veja mais

Assine nossa newsletter para receber novidades da Allonda!