BLOG

O impacto da indústria da mineração no Brasil

Apesar de parecer distante do nosso dia a dia, a realidade é que sua vida seria muito diferente sem a mineração. Sem que você se dê conta, ela influencia diversas áreas como vestuário, comunicação, medicina e até mesmo sua alimentação. Não enxerga como? É só parar um pouco e pensar quantos utensílios de cozinha são feitos de alumínio ou ferro. Ou antenas de comunicação e instrumentos médicos. E o zíper de suas roupas? A seguir, vamos falar um pouco sobre a importância da mineração e o que você tem a ver com isso.

A mineração e a economia
Segundo o Relatório Anual das Atividades do Instituto Brasileiro de Mineração, essa indústria foi, em 2016, responsável por 11,6% das exportações do país. Isso significou 33% do saldo comercial. Essa é uma área tão importante que, neste período, representou 4,3% de todo o PIB e 16,9% do PIB Industrial brasileiro. No total foram mais de 394 milhões de toneladas de minério exportadas, sendo o ferro e o ouro os principais deles.

E, Marcelo Gomes Lima, gerente comercial de mineração da Allonda, conta que em 2017 os números foram igualmente expressivos: “a Mineração é uma alavanca positiva na balança comercial brasileira e foi responsável por 5% do PIB nacional em 2017, atendendo a indústrias como siderúrgicas, fertilizantes, petroquímicas e metalúrgicas”.

A influência no IDH
Como aponta Marcelo, “a mineração eleva a qualidade de vida das pessoas, tornando-as mais seguras e confortáveis, além de ser essencial para desenvolvimento humano. Isso faz-se ver quando comparamos o IDH das cidades mineradoras, onde percebemos uma elevação substancial neste índice”.

Um estudo, publicado pela revista científica americana Journal of Environmental Science and Engineering, mostra uma ligação entre a mineração e o IDH. Segundo o levantamento, no Pará, os municípios mineradores tem um IDHM maior que outros 93% da mesma região. Em Minas Gerais, as cidades com atividades de mineração têm IDHM maior que 91% dos vizinhos mineiros.

Tornando a extração uma prática sustentável
A Allonda é uma empresa que tem como principal valor cuidar do meio ambiente. Por isso, tão importante quanto a influência da mineração na nossa economia, é garantir que ela seja sustentável. Para tal, investimos em soluções ambientais inovadoras e com visão sistêmica sobre os riscos e impactos de nossas atividades. Marcelo Gomes nos explica como: “atuamos com serviços e produtos que minimizam os impactos da mineração no meio ambiente, gerando riqueza para a empresa, seus colaboradores, fornecedores, parceiros e sociedade. Assim, promovemos a prática da economia circular, com incremento na qualidade socioambiental nos diversos locais onde atuamos”.

Neste momento, inclusive, a Allonda está em atuação em um importante case. Trata-se do desenvolvimento de engenharia, implantação e operação do sistema de limpeza e desassoreamento do Rio Doce. “Um projeto complexo, que envolve consultores nacionais e internacionais. Nele, buscamos principalmente a renovação e remediação ambiental de um dos maiores acidentes ambientais da história”, completa Marcelo.

O futuro da mineração sustentável
Hoje, a Allonda oferece ao mercado de mineração produtos e serviços, desde desenvolvimento dos projetos à implantação. Também gerenciamos e controlamos toda cadeia, buscando a eficiência e redução do impacto dos serviços ao meio ambiente. Além disso, estamos sempre desenvolvendo inovações que nos permitam atuar de forma cada vez mais sustentável.

Marcelo Gomes Lima conta as atividades de sua área para este ano. “Inovação para Allonda em 2018 será a prestação de serviços em Hidrogeologia, Geoquímica e Lixiviação in-situ. Além também das atividades que já atuamos, como obras de infraestrutura com viés ambiental, alívio de pressão e desassoreamento de barragens, centrifugação de resíduos, gestão sustentável de recursos hídricos, resíduos e rejeitos minerais, emissão atmosféricas, remediação ambiental e ciclo de fechamento de minas.”

Já sabe mais sobre mineração e o que você tem a ver com isso? Então compartilhe.
Agora que já sabe mais a respeito dos impactos positivos da mineração, convidamos você a partilhar este artigo nas redes sociais. Nos ajude na conscientização de que essa atividade pode, e deve, ser feita de forma equilibrada e harmônica. E, acima de tudo: com respeito ao meio ambiente.

Artigos Relacionados

Acompanhe notícias e tendências do mercado ambiental

Veja mais

Assine nossa newsletter para receber novidades da Allonda!



WhatsApp Fale com nosso Comercial agora via WhatsApp