BLOG

A mineração é sua aliada.

Muitos produtos que consumimos diariamente estão ligados à atividade de mineração. O celular, por exemplo, contém níquel em diversos componentes, como baterias de lítio, fios de ligação dos chips, microfone, entre outros. Na casa ou apartamento em que você mora também são utilizados materiais que têm como matéria-prima bens minerais, como areia, argila e calcário. Sem contar os revestimentos, como azulejos, e a própria pintura, que são produtos diretamente ligados à atividade de mineração.

Indiretamente, os efeitos positivos da mineração vão mais além. O minério de ferro, quando não está na matéria-prima do produto, faz parte do seu processo de fabricação. As roupas e remédios, por exemplo, para serem produzidos, passam por máquinas e ferramentas que tem o minério de ferro em seus componentes ou até mesmo está presente na estrutura inteira dos equipamentos. Ele é a matéria-prima do aço, que é utilizado em produtos como automóveis e eletrodomésticos.

Além dos diversos usos em inúmeros setores industriais, o minério de ferro é uma das principais commodities exportadas pelo Brasil. Economicamente, a mineração é responsável por mais de 4% do PIB brasileiro, segundo o Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram). Com isso, a atividade atrai investimentos e contribui para a criação de empregos diretos e indiretos.

 

Sustentabilidade

Uma das grandes questões que colocam em discussão a atividade da mineração é seu impacto ambiental. Nesse sentido, é necessária especial atenção aos riscos relativos à poluição da água, assoreamento dos rios, desmatamento, erosão, mudança de paisagem do solo e danos à flora e à fauna.

Por essa razão, diversas ações precisam ser aplicadas mais intensamente para buscar resultados efetivos, em prol de uma gestão ambiental de alto nível. Segundo o Ibram, 85% da água utilizada nos processos produtivos da indústria extrativa é reutilizada, a partir de um planejamento da gestão hídrica, com a implantação de medidas preventivas e corretivas adequadas. Esse é, inclusive um dos destaques do portfólio da Allonda, a gestão da água.

Outro tópico ressaltado pelo Ibram está relacionado aos resíduos e rejeitos gerados pelo setor de mineração, que devem ser reduzidos por meio do conhecimento geológico do território explorado e por práticas de disposição adequada, respectivamente. A solução ambiental da Allonda neste estudo de caso sobre rejeito de bauxita ilustra bem esse ponto.

 

Soluções ambientais

A Allonda incentiva a aplicação do conceito de economia circular, que consiste em redirecionar os resíduos de uma atividade produtiva para que sejam utilizados como insumos para a produção de novos produtos.

Aplicando esse conceito à mineração, o impacto da atividade no que tange à geração de resíduos e rejeitos pode ser reduzido. É possível, por exemplo, utilizar os rejeitos arenosos da mineração na produção de ladrilhos hidráulicos e blocos pré-moldados para pavimentação ou alvenaria. Já os rejeitos argilosos, como a lama, podem ser usados para a produção de artefatos cerâmicos, como tijolos de vedação e blocos estruturais, sais férricos e pigmento para tintas.

Ou seja, é possível reduzir drasticamente o impacto da indústria mineradora, gerando insumos que poderão ser utilizados em diversos outros setores industriais, como construção civil, siderúrgica, petrolífera etc.

A Allonda tem como premissa o levantamento e monitoramento contínuo dos riscos socioeconômicos e ambientais, desde a concepção dos projetos até a execução das atividades. Possui soluções ambientais inovadoras para a mineração, como o gerenciamento de barragens de rejeitos, gestão sustentável de resíduos, tratamento das águas ácidas, gestão sustentável dos recursos hídricos, entre outros.

Caminhamos lado a lado com a evolução do setor que, cada vez mais, investe em pesquisas, desenvolvimento e difusão de tecnologias e processos. Juntos faremos com que progressivamente a sustentabilidade seja difundida na mineração, que, como vimos, é essencial para o desenvolvimento socioeconômico mundial.

Artigos Relacionados

Acompanhe notícias e tendências do mercado ambiental

Veja mais

Assine nossa newsletter para receber novidades da Allonda!



WhatsApp Fale com nosso Comercial agora via WhatsApp