BLOG

Conheça as principais tendências sustentáveis para o setor de mineração

Intensificar a gestão ambiental, implementando soluções para o desenvolvimento sustentável na mineração é cada vez mais um assunto relevante e recorrente. Tais medidas vão reverberar por 2020 e lideram a lista das principais tendências para a mineração neste ano.

– Governança e conformidade de processos: o setor deve estar cada vez mais atento aos riscos e, para isso, rever suas estratégias e procedimentos anticorrupção, renovar certificações e intensificar o sistema de qualidade é fundamental para que o trabalho das empresas siga em conformidade com a legislação e com as demandas sociais.

– Tecnologia e desenvolvimento: a Indústria 4.0 está promovendo avanço nos processos de trabalho de diversos setores e na mineração não tem sido diferente. As tecnologias incluem sistemas de automação e soluções que promovem mais controle operacional, redução de custos e mais segurança para o trabalho no setor, contribuindo com a otimização no uso dos recursos.

– Gestão sustentável dos resíduos: os riscos associados ao trabalho na mineração exigem que as empresas adotem soluções para a prevenção de danos ao meio ambiente, o que inclui a gestão dos resíduos a partir do desenvolvimento de projetos para o reaproveitamento dos insumos em novos processos e para a destinação correta daqueles que serão descartados.

– Gestão da água: o investimento em tratamento de água e efluentes também para reaproveitamento e economia no uso do recurso não é só uma tendência, mas praticamente uma obrigatoriedade para as mineradoras que estão atentas às questões ambientais e às demandas de mercado por soluções para reduzir o uso de água.

Economia circular: o conceito está no centro das discussões sobre sustentabilidade e pode ser uma das soluções mais eficientes, gerando impactos econômicos e ambientais a partir do reaproveitamento sistemático de tudo.

Consumidores, fornecedores, investidores e parceiros estão cada dia mais exigentes sobre como as empresas atuam para contribuir com a sustentabilidade e as empresas de mineração, pelo impacto que geram à localidade onde são instaladas, precisam lançar mão de políticas que buscam preservar o futuro do meio ambiente, da sociedade e o crescimento da economia.

Artigos Relacionados

Acompanhe notícias e tendências do mercado ambiental

Veja mais

Assine nossa newsletter para receber novidades da Allonda!



WhatsApp Fale com nosso Comercial agora via WhatsApp