BLOG

Engenharia na construção e operação de barramentos

Qualquer obra de construção envolve a necessidade de um projeto de engenharia específico e feito por um profissional preparado. Com as obras de barragens não é diferente. O papel do engenheiro nesses projetos é fundamental e se estende por toda a vida útil da estrutura, a fim de garantir a sua segurança e produtividade nas especificações desenhadas inicialmente.

Entre os pontos de atenção na construção de barramentos, podemos destacar a escolha da região onde será feito o empreendimento. Deve-se atentar para as condições hidrográficas e de precipitação (quantidade de chuvas), as condições geomorfológicas (estudo de como aquele local adquiriu aquele relevo e características ambientais), o material de construção da estrutura e o tipo de fundação necessário.

Inicia-se os estudos com a execução do mapeamento geológico, que vai apontar possíveis pontos de locação do eixo do barramento, em termos geotécnicos, devido às características do material de fundação superficial. Em seguida a locação da estrutura é avaliada com relação a necessidade volumétrica do reservatório, a quantidade de material necessária para a construção e outros aspectos.

O mapeamento geológico, também permite a identificação de potenciais áreas para jazidas de material de empréstimo e contribui com a locação das investigações.

A elaboração de um plano de investigação é essencial para o dimensionamento do projeto. Isso para ser possível caracterizar a fundação e avaliar a área de empréstimo do barramento. Esse trabalho é fundamental para definir o tratamento de fundação e possíveis alterações no eixo. Com o resultado obtido nos ensaios de infiltração e de permeabilidade é possível elaborar o estudo de percolação, que definirá as dimensões da drenagem interna e materiais a serem utilizados. Este estudo ainda determina as pressões neutras atuantes no maciço, diretamente relacionadas com a estabilidade da estrutura.

Por fim, para realizar o estudo de estabilidade das barragens, diversos fatores são observados. Além da já citada percolação, podemos apontar o material de construção do maciço e drenagem interna e a suscetibilidade a liquefação dos materiais envolvidos, ou seja, a possibilidade do sólido virar líquido a partir de perturbações físicas. Os processos de erosão interna, a metodologia executiva e condições de fundação são outros fatores a serem levados em consideração quando trata-se de estabilidade.


Receba o conteúdo exclusivo sobre a Exposibram 2019


O papel da geotecnia na construção e operação de barramentos

A geotecnia, que estuda o comportamento do solo e das rochas a partir das alterações feitas pelo homem, tem papel preponderante na construção e operação de barragens. A partir de estudos geotécnicos que fica possível estabelecer os critérios e procedimentos de execução e operação dos barramentos.

Durante a construção, a especificação técnica do projeto traz os critérios de execução, que devem ser respeitados rigorosamente. Fica a cargo do engenheiro geotécnico acompanhar pontos como a compactação do material, faixas granulométricas dos materiais utilizados, definição de equipamentos, acompanhamento diário topográfico, entre outros.

Já na operação da barragem, as inspeções de campo, avaliação e acompanhamento da instrumentação instalada são ações que caracterizam a aplicação da geotecnia. Esses trabalhos têm por finalidade assegurar a segurança da estrutura e garantir a sua vida útil estimada.

Nesse sentido, a instrumentação possibilita maior controle técnico do barramento, sempre se observada a utilização dos aparelhos adequados. A partir disso é possível realizar o acompanhamento da movimentação da estrutura, as pressões neutras no maciço e fundação, o nível de água da barragem e até mesmo a aferição de sismo (movimentação do solo).

É importante destacar ainda que só isso não resolve todas as necessidades em gestão de segurança. Análises periódicas detalhadas de toda a instrumentação e de eventuais ensaios em campo, associadas às inspeções rotineiras, são a forma mais eficiente para averiguar a situação real de uma barragem.

Artigos Relacionados

Acompanhe notícias e tendências do mercado ambiental

Veja mais

Assine nossa newsletter para receber novidades da Allonda!



WhatsApp Fale com nosso Comercial agora via WhatsApp